Sou Fortaleza

Em jogo de times alternativos, Fortaleza vence Náutico e segue avançando em busca do título do Nordestão 2023

Foto: Davi Rocha.

O Fortaleza entrou em campo na noite deste domingo, 26, por mais uma partida válida pela Copa do Nordeste 2023. Em jogo marcado por times alternativos, o Leão levou a melhor e derrotou o Náutico pelo placar de 2 a 1, no Estádio Presidente Vargas. O Tricolor de Aço segue avançando em busca de seu terceiro título do Nordestão.

O Fortaleza iniciou a partida muito melhor do que seu adversário e logo passou a dominar a posse de bola e as ações ofensivas. Silvio Romero abriu o placar para o Leão e “El GatoLucero ampliou o placar ainda na primeira etapa. Yago Pikachu foi o principal destaque com duas assistências concedidas e Emanuel Brítez foi expulso pouco antes do intervalo, obrigando Vojvoda a mexer na estrutura da equipe para o restante do confronto.

Após o intervalo, mesmo com um jogador a menos, o Fortaleza não se retraiu e continuou tentando agredir o Náutico, mas é natural que a superioridade numérica fizesse com que o Leão adotasse uma postura mais reativa. O treinador argentino apostou na velocidade de Guilherme e Júnior Santos, que entraram no decorrer do jogo, mas, apesar das oportunidades de gol criadas no segundo tempo, foi o clube pernambucano que descontou com o atacante Jael, em cobrança de pênalti.

Após a vitória contra o Náutico, o próximo compromisso do Tricolor do Pici será pela Libertadores. primeiro duelo entre Fortaleza e Deportivo Maldonado foi encerrado em um empate sem gols marcados no Estádio Domingo Burgueño.

O jogo de volta, na Arena Castelão, promete ser um dos maiores desafios do Leão de Vojvoda para a atual temporada. Se um novo empate persistir, a vaga será definida nos pênaltis, e, caso o Tricolor do´Pici seja eliminado nesta fase da da Libertadores, não terá direito de participar nem mesmo da Copa Sul-Americana, o que seria um duro golpe diante do alto investimento realizado para 2023.

A situação dos dois representantes do Brasil na chamada “Pré-Libertadores” é a mesma. O Atlético-MG também empatou o seu confronto de ida pelo placar de 0 a 0 e irá decidir o duelo de 180 minutos jogando em sua casa, no estádio Mineirão. Os dois clubes brasileiros, Fortaleza e Galo, irão entrar em campo com o que têm de melhor em busca do acesso à fase de grupos da principal competição da CONMEBOL.

Leão venceu mais uma partida na Copa do Nordeste e segue na liderança de seu grupo. Foto: Mateus Lotif.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Para além dos grande investimentos realizados no time profissional do Fortaleza, a diretoria do clube também vem priorizando o desenvolvimento de suas categorias de base conforme o desejo do técnico Juan Pablo Vojvoda nas negociações por sua permanência no Pici. Nesse sentido, o Leão acertou nos últimos dias a contratação de mais um reforço para sua equipe sub-20, o “camisa 10” Caio Dantas, de 19 anos.

O jovem meio-campista foi contratado junto ao Vasco da Gama para agregar ainda mais qualidade aos jovens atletas treinados por Leandro Zago no sub-20 do Fortaleza. Caio já se despediu de seus antigos companheiros do clube do Rio de Janeiro e foi integrado ao elenco do Leãozinho visando a preparação para o início das competições de 2023.

O meia foi destaque em todas as categorias de base do Cruz-Maltino antes de chegar ao sub-20, onde não conseguiu se firmar entre os titulares e acabou sendo liberado pelo Vasco para atuar em outra equipe. Carioca, Caio Dantas defendia o Gigante da Colina desde 2017 e já chegou a vestir a camisa da Seleção Brasileira sub-17 em 2019. Na última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o atleta disputou quatro partidas.

Caio Dantas chega ao Leãozinho de Leandro Zaga sobre grandes expectativas. Foto: Matheus Lima.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza vem fazendo um grande início de temporada. Atual campeão da Copa do Nordeste e Campeonato Cearense, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda sofreu apenas uma derrota em cada uma das competições e segue fazendo jus ao seu favoritismo para defender seus dois títulos. Entretanto, nem todos os aspectos são positivos. O Leão vem sofrendo com baixas significativas por conta de lesões em 2023.

Além dos atacantes Moisés e Pedro Rocha, afastados dos gramados por meses devido a sérias contusões, o camisa 10 do Fortaleza e homem de confiança do treinador argentino, Lucas Crispim, também vem sofrendo com lesões desde a partida de estreia na temporada, contra o Iguatu, pelo Campeonato Cearense. Após desfalcar o Leão por cinco partidas, o meia se recuperou de um estiramento no músculo posterior da coxa direita e retornou à equipe titular de Vojvoda na noite deste domingo, 26, diante da equipe do Náutico, pelo Nordestão 2023.

Por outro lado, o Fortaleza terá que lidar com um novo desfalque por lesão confirmado pela assessoria de comunicação do clube. O lateral-esquerdo Lucas Esteves sentiu um desconforto muscular na coxa esquerda e nem sequer foi relacionado para o confronto diante do clube de Recife. Durante as sessões de treinamento do Leão visando a estreia na Copa Libertadores da América, o defensor já havia realizado atividades separado do restante do elenco. O clube ainda não informou novos detalhes sobre o quadro do atleta de 22 anos.

Após a partida de despedida do Fortaleza no Estádio Presidente Vargas, o Tricolor do Pici volta a entrar em campo pela maior competição de futebol da América do Sul na próxima quinta-feira, 2, às 21h, na Arena Castelão. O confronto de volta contra o Deportivo Maldonado irá definir se o Leão seguirá vivo em sua busca pela tão sonhada classificação para a fase de grupos da Libertadores.

O camisa 10 do Leão retornou aos gramados no confronto diante do Náutico, pela Copa do Nordeste. Foto: Thiago Gadelha/SVM.