Sou Fortaleza

Fortaleza deve contar com desfalque de peso para enfrentar o Vasco no Castelão

vojvoda-fortaleza
Foto: Lucas Emanuel/Gazeta Press.

Após uma sequência de contusões de jogadores importantes, o Departamento Médico do Fortaleza está cada vez menos movimentado, ou seja: ótima notícia para o técnico Juan Pablo Vojvoda e a torcida tricolor. No entanto, um dos titulares absolutos do Leão do Pici na atual temporada segue em processo de recuperação e deve causar dores de cabeça ao treinador argentino em sua escalação contra o Vasco da Gama, o próximo adversário do clube na Série A do Campeonato Brasileiro.

De acordo com o último boletim médico divulgado pela Assessoria de Comunicação do Fortaleza, apenas Pedro Rocha, em recuperação pós-cirurgia, o goleiro Fernando Miguel, com estiramento ligamentar no joelho, e o lateral-esquerdo Bruno Pacheco não estiveram aptos para entrar em campo diante do San Lorenzo, pela Copa Sul-Americana 2023. Novas atualizações sobre as condições físicas do defensor de 31 anos revelam que o atleta nem sequer participou das últimas atividades práticas junto com o restante do elenco tricolor, visando a preparação para o confronto contra o Vasco de Barbieri.

Com a ausência de Bruno Pacheco praticamente confirmada, “El JefeVojvoda deve analisar alternativas no grupo de jogadores à sua disposição para o importante duelo válido pela oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Entre as soluções, o meia Lucas Crispim pode atuar na função, como já o fez anteriormente na temporada, e o capitão Tinga também surge como opção, já que entrou em campo como lateral-esquerdo na vitória sobre o San Lorenzo na Arena Castelão.

Por outro lado, jogadores importantes para o elenco tricolor como Thiago Galhardo, Benevenuto e João Ricardo estão completamente recuperados fisicamente e seguem à disposição do treinador argentino para ajudar a equipe nas disputas de Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Série A do Campeonato Brasileiro 2023.

Bruno Pacheco segue treinando separado do elenco do Fortaleza, recuperando-se de contusão em seu pé. Foto: Mateus Lotif.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Após mais uma grande vitória na Copa Sul-Americana, o Fortaleza volta a focar na competição que define o planejamento da temporada de todos os clubes brasileiros. No próximo sábado, 27, pela oitava rodada da Série A, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda irá receber o Vasco da Gama na Arena Castelão em busca de se reaproximar do G6 do Campeonato Brasileiro.

“Hoje (após a vitória sobre o San Lorenzo, pela Sul-Americana) é desfrutar, mas a cabeça já tem que estar no próximo jogo do Brasileirão. Sabemos que é uma competição que temos a experiência do (primeiro turno do) ano passado, então amanhã já vamos colocar a cabeça no duelo contra o Vasco”, declarou o treinador argentino do Fortaleza.

Vivo nas disputas de Copa do Brasil, Série A e Copa Sul-Americana, Vojvoda segue promovendo rodízios em sua equipe titular com o objetivo de administrar o elenco tricolor e garantir que os jogadores não sofram com o desgaste causado pelo intenso calendário do futebol nacional. “El Jefe” não deve poupar esforços para conquistar os três pontos jogando em casa, contra Vasco, com o apoio massivo de sua torcida. A partida será realizada no próximo sábado, 26, às 16h (horário de Brasília).

“Temos um elenco que precisamos de todos, jogamos muito a cada três dias, foi importante fechar esse grupo em casa, porque no próximo jogo já estaremos fora de casa novamente. Com viagens para longe, vamos ter que rodar o elenco e precisávamos garantir os pontos em casa”, afirmou o segundo técnico com maior número de partidas no comando do Tricolor de Aço.

Leão volta a enfrentar o Vasco após duas temporadas do clube carioca na Série B do Brasileirão. Foto: Carlos Gregório.

VOCÊ VIU? Fortaleza alcança marca impressionante de torcedores pagantes em 2023

Para além dos três pontos, 100% de aproveitamento e da liderança do Grupo H da Copa Sul-Americana, a vitória do Fortaleza sobre o San Lorenzo também se tornou especial por outro motivo: a presença da torcida tricolor nas arquibancadas da Arena Castelão. O Tricolor do Pici ultrapassou a marca impressionante de 500 mil pagantes como mandante em 2023 antes da metade da temporada.

No total, o Fortaleza alcançou a marca de 505.835 pagantes, com uma média de 25.292 por partida, uma das maiores do futebol nacional. O número foi alcançado após a disputa do Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Libertadores, Sul-Americana, Série A e Copa do Brasil. Entre as seis competições, o Tricolor acumulou o maior número em sua campanha no Nordestão, com 106.445. Em relação à média de torcedores, a melhor marca foi conquistada na Copa Libertadores da América, com aproximadamente 47.393 por confronto.

Fortaleza e Ceará lideraram o número de associados por um tempo considerável, porém, os dois principais times cearenses foram superados pelo Bahia em 2023, com 50 mil. Apesar da era vitoriosa que Leão vem vivenciando nas últimas temporadas, com direito à classificações para a Libertadores e o tão cobiçado pentacampeonato cearense, o programa de sócio-torcedor ainda é alvo de inúmeras críticas por parte de torcedores e o clube ainda não conseguiu chegar à marca de 45 mil sócios.

torcida-fortaleza
Torcida do Leão sempre marca presença nas arquibancadas da Arena Castelão. Foto: Aurélio Alves.