Sou Fortaleza

Fortaleza de olho! Nova recomendação do Presidente da CBF sugere times do campeonato brasileiro puderem perder pontos

Foto: Luccas Figueredo/ CBF

O Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues irá participar do Seminário de combate ao racismo e violência no Futebol brasileiro ao lado do Presidente da Comenbol Alejandro Dominguez e com convidado de honra Gilberto Gil que fará a abertura do evento. No evento Ednaldo Rodrigues irá apresentar a proposta que consta em caso de torcedores cometam atos de racismo os clubes dos torcedores cujo o ato seja cometido haverá punição de perda de pontos na tabela do campenato. A proposta será levada a conselho técnico; grupo de clubes que organiza os campeonatos da CBF.

Em agosto de 2014 o Grêmio chegou a ser excluído da Copa do Brasil, após torcedores do Grêmio chamarem o Goleiro Aranha de ” Macaco” na partida de ida contra o Santos. Os torcedores do Fortaleza sofreram racismo esse ano pela libertadores, quando um torcedor do River Plate jogou bananas em direção a torcida Tricolor no estádio Monumental de Nunez. O racista foi temporariamente excluído dos jogos da equipe argentina e a Comembol só multou o clube argentino financeiramente.

Vale lembrar que injúria racial é crime no Brasil e segundo o artigo 140 do código penal a pena para quem comete esse tipo de ato é de um a seis meses de reclusão ou multa. Algo parecido acontece desde 2019 com ações homofóbicas de torcida perdendo pontos no campeonato, apesar de gritos preconceituosos em relação a comunidade LGBTQIA+ ocorrerem de forma repetida nos estádios e nenhum time chegou a ser punido desde que a regra foi estabelecida.