Sou Fortaleza

COPINHA 2023: Diante do Santos, Fortaleza define sua participação nas quartas de final

Fortaleza sub-20 se despede da Copinha
Foto: Gero Rodrigues

O sub-20 do Fortaleza entrou em campo na noite desta quinta-feira, 19, em duelo contra a equipe do Santos pelas quartas de final da maior competição de categorias de base do futebol brasileiro, em partida realizada no Estádio Bruno José Daniel, em São Paulo. O Leãozinho de Leandro Zago encerrou sua participação na maior competição de categorias de base do futebol brasileiro após ter sido derrotado pelo clube paulista pelo placar de 2 a 1.

O jogo contra o Peixe ficou marcado por mais de 40 minutos de atraso para o início da partida, devido a um problema na iluminação do estádio. Apesar do camisa 10 do Fortaleza, Amorim, ter marcado pelo clube do Pici, o Santos conquistou a vitória nos acréscimo do segundo tempo. O resultado fica registrado como a a melhor campanha de um time cearense na competição, igualando a campanha feita em 2008 pelo próprio clube do Pici.

Entretanto, é preciso ressaltar o ótimo trabalho feito pelo técnico do sub-20 do Fortaleza, Leandro Zago, que teve pouco tempo para preparar uma equipe de jovens jogadores que foram crescendo e adquirindo confiança durante a Copinha. Mais um acerto da diretoria do clube do Pici. O Leãozinho se despede da Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas não deixou nada a desejar. Muito pelo contrário, há muito potencial a ser explorado nesta geração de garotos que já tiveram o “gostinho” de entender o que é defender a camisa vermelha, azul e branca do Tricolor de Aço.

Amorim após marcar o último gol do Leãozinho na Copinha. Foto: Gero Rodrigues.
https://www.youtube.com/watch?v=Xw_oJOS8aTQ&t=1s

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA

Após a primeira partida do Fortaleza em 2023, o Fortaleza intensificou o processo de análise do elenco que irá compor o planejamento do técnico Juan Pablo Vojvoda na nova temporada, que promete ser das mais difíceis. Entre os atletas que integravam a lista de negociáveis, Fabrício Baiano acertou sua transferência para o Avaí.

Conforme informado anteriormente, o Fortaleza já trabalhava há algum tempo para definir a transferência de Fabrício Baiano para o Avaí. O jogador de 30 anos teve passagem apagada pelo Leão desde que foi anunciado na janela de transferências de meio de temporada e não agradou o treinador argentino do clube do Pici. O meio-campista já havia sido comunicado que não estava nos planos de Vojvoda.

Baiano chegou ao Fortaleza no dia 11 de julho de 2022, mas vestiu a camisa vermelha, azul e branca em apenas cinco oportunidade, sem gols ou assistências. O volante possui contrato válido com o Tricolor de Aço até 31 de julho de 2024, o que significa que o atleta deve retornar ao Leão após o fim de seu empréstimo junto ao Avaí para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.

Desempenho de Fabrício Baiano não agradou o técnico Vojvoda. Foto: Mateus Lotif.

OUTRAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Em busca da qualificação máxima do elenco de jogadores comandados pelo treinador Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza continua mapeando e analisando o mercado de transferências até que o período para novas contratações seja encerrado. Ainda em 2022, o Leão foi vinculado a um possível retorno do atacante David, em baixa no Internacional, mas o presidente Marcelo Paz descartou a contratação do jogador em entrevista. Agora, quase três anos depois, o antigo ponta-esquerda irá reencontrar o ex-treinador do Tricolor do Pici, Rogério Ceni, no São Paulo.

Por meio de suas mídias oficiais, o clube paulista anunciou oficialmente a contratação do ex-atacante do Fortaleza por empréstimo junto ao Internacional até o dia 31 de dezembro de 2023. O Soberano irá desembolsar cerca de 1,2 milhão de reais pela acordo e há cláusula com opção de compra fixada em 4 milhões de euros. O jogador de 27 anos é desejo antigo do técnico do São Paulo, que também solicitou sua contratação enquanto comandava o Leão.

“Estou muito feliz com a oportunidade de fazer parte deste clube. Já me imagino jogando, com o estádio lotado, sei que a torcida sempre comparece. Que seja um grande ano”, declarou o ex-atacante do Fortaleza, o sétimo reforço do São Paulo para a temporada de 2023.

David foi informado pelo Internacional que não faria parte do planejamento do técnico Mano Menezes para o ano de 2023. O Fortaleza até surgiu como um possível destino do jogador, mas o presidente do clube, Marcelo Paz, revelou por meio de entrevista que o atacante não está nos planos do clube cearense para a próxima temporada, já que conta com Moisés e Pedro Rocha para a posição.

David chegou ao Fortaleza por R$ 5 milhões, e, na época, tornou-se a contratação mais cara da história do futebol cearense. Em 112 jogos vestindo a camisa do Leão, o atacante marcou 25 gols, deu 12 assistências e conquistou dois títulos. O Inter desembolsou cerca de R$ 10,8 milhões pelos 45% de direitos econômicos do atleta que pertenciam ao Tricolor de Aço, que ainda possui 8% de lucro em uma eventual venda do atleta que brilhou em sua passagem pelo Pici.

David irá defender o Tricolor Paulista e reencontrar seu antigo técnico no Fortaleza. Foto: ASCOM São Paulo.