Sou Fortaleza

Erro da arbitragem na Copa do Brasil pode custar ao Fortaleza valores milionários; entenda

fortaleza-vojvoda
Foto: Kid Júnior.

O Fortaleza entrou em campo na noite desta quarta-feira, 17, contra uma das melhores equipes do futebol sul-americano. Diante do Palmeiras de Abel Ferreira, no Allianz Parque, o Tricolor de Aço não conseguiu se impor sobre seu adversário e acabou derrotado pelo placar de 3 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2023. O resultado pode ser considerado justo pelo que foi apresentado dentro de campo, mas a arbitragem interferiu negativamente na partida após a marcação de um pênalti controverso logo no início do confronto.

Aos 7 minutos do primeiro tempo, o árbitro Wagner Nascimento Magalhães assinalou um pênalti, no mínimo, questionável a favor do Palmeiras. Em uma disputa por espaço na grande área do Fortaleza, Caio Alexandre recebeu o contato do Rony e acabou caindo junto do atacante do clube paulista, que “ganhou” a penalidade junto da pressão da torcida do Verdão nas arquibancadas do Allianz Parque. O erro protagonizado pela arbitragem pode custar ao Leão cerca de R$ 4,3 milhões, valor recebido pela equipe que alcançar as quartas de final da suposta “competição mais democrática do futebol nacional”.

O jogo de volta entre Fortaleza e Palmeiras pelas oitavas de final da Copa do Brasil 2023 será disputado no dia 31 de maio, na Arena Castelão. Apesar da dificuldade de reverter uma vantagem dessa dimensão contra uma das melhores equipes do futebol sul-americano, o Tricolor contará com o apoio de seu torcedor nas arquibancadas para lutar até o fim pela classificação. Em sua melhor campanha na história do torneio, o clube do Pici surpreendeu à todos em 2021, temporada de estreia de Vojvoda, e chegou às semifinais da competição, sendo derrotado pelo Atlético-MG, o campeão brasileiro daquele ano.

palmeiras-fortaleza
Fortaleza foi derrotado por 3 a 0 pelo Palmeiras de Abel Ferreira nas oitavas de final da Copa do Brasil. Foto: Matheus Amorim.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

O Fortaleza entrou em campo diante do Palmeiras de Abel Ferreira na noite da última quarta-feira, 19, pelo duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2023. No Allianz Parque, o Leão do Pici acabou derrotado pelo placar de 3 a 0. O resultado pode ser considerado justo pelo que foi apresentado dentro de campo, mas a arbitragem interferiu negativamente na dinâmica do jogo após a marcação de um pênalti polêmico logo no início da partida.

A situação gerou revolta na grande maioria dos torcedores do Fortaleza e repercutiu em toda a mídia brasileira. É alegado que o controverso pênalti marcado pelo árbitro Wagner de Nascimento Magalhães, da Fifa, teria interferido em toda a proposta de jogo elaborada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda e o Tricolor passou a ter que correr atrás do resultado desde o início. Até mesmo um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, Marcos, manifestou-se a favor do clube do Pici nas redes sociais.

“Dá até vergonha. Arbitragem no Brasil tá difícil, e olha que foi erro a favor do meu time, mas que estraga o sabor da vitória. Nesse lance, prejudicaram o Fortaleza e fez grande diferença no resultado”, declarou o histórico ex-goleiro do Palmeiras, Marcos.

fortaleza-palmeiras
Arbitragem do jogo entre Palmeiras e Fortaleza foi bastante criticada. Foto: Matheus Tahan.

VOCÊ VIU? Alvo do Fortaleza na última janela de transferências é apedrejado por torcedores do Internacional

Ainda na última janela de transferências, o Fortaleza analisou amplamente o mercado em busca de um zagueiro canhoto ou que atuasse pelo lado esquerdo do campo. Antes de acertar a contratação de Bernardo Schappo, o Leão havia definido Nico Hernández como seu alvo principal para reforçar o setor defensivo, tantas vezes criticado pelo torcedor tricolor. Sua transferência, no entanto, não se concretizou depois que o Internacional atravessou as tratativas e trouxe o jogador para o Rio Grande do Sul.

Na última quinta-feira, 17, o Internacional foi derrotado pelo placar de 2 a 0 pelo América-MG, em Belo Horizonte, pelas oitavas de final da Copa do Brasil 2023. O revés gerou revolta nos torcida do Colorado. Alguns destes, inclusive, apedrejaram o ônibus da delegação do clube gaúcho que deixava o Aeroporto Salgado Filho, horas depois de ter desembarcado em Porto Alegre. Nico Hernández e o preparador de goleiros Leonardo Martins foram atingidos por estilhaços, mas não chegaram a sofrer ferimentos graves.

Canhoto, rápido e versátil, o Hernández pode atuar como zagueiro e lateral-esquerdo, exatamente o perfil que Vojvoda desejava no Fortaleza antes de assinar com Bernardo Schappo. O colombiano acumula passagens por Real Santander, Atlético Nacional e Athletico-PR e assinou com o Internacional após preterir a proposta apresentada pelo Tricolor do Pici. O defensor não vem recebendo tantas oportunidades com o técnico Mano Menezes e a fase do Colorado está longe de ser das melhores.

Nico Hernández chegou a negociar com o Fortaleza, mas preferiu defender o Internacional. Foto: Ricardo Duarte.