O Fortaleza atropelou a equipe do Águia de Marabá por um placar agregado de 8 a 1, pela terceira fase da Copa do Brasil 2023 e conquistou sua classificação para as oitavas de final com autoridade. E a Confederação Brasileira de Futebol, CBF, irá realizar o sorteio da próxima etapa do torneio mais rentável do futebol nacional nesta terça-feira, 2, às 13h (horário de Brasília), no Rio de Janeiro.
Este é o quinto ano consecutivo em que que o Fortaleza se apresenta entre os 16 melhores times da Copa do Brasil. Desde 2019, o Tricolor do Pici consegue alcançar, no mínimo, as oitavas de final da competição. As campanhas são reflexo de um projeto consolidado, responsável e de alto nível, frutos de trabalho de nomes que já estão eternizados na história do Leão, como o Presidente Marcelo Paz e o técnico Juan Pablo Vojvoda.
Além do Fortaleza, América-MG, Athletico, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Sport estarão em um mesmo pote, o que significa que não há qualquer restrição de confrontos. Os mandos de campo serão sorteados pela CBF logo após a definição dos confrontos que garantem vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, marcados para as semanas de 17 e 31 de maio.
Na Copa do Brasil 2023, o Fortaleza entrará em campo com o objetivo de chegar o mais longe possível na competição de clubes de futebol mais rentável da CBF. Em sua melhor campanha na história do torneio, o Leão de Vojvoda surpreendeu à todos em 2021, temporada de estreia do argentino, e chegou às semifinais da competição, mas acabou derrotado pelo Atlético-MG, o campeão brasileiro daquele ano.
CAMPANHAS DO FORTALEZA NA COPA DO BRASIL DESDE O RETORNO À SÉRIE A
Temporada 2023: Oitavas de final
Temporada 2022: Quartas de final – Eliminado pelo Fluminense
Temporada 2021: Semifinal – Eliminado pelo Atlético-MG (campeão)
Temporada 2020: Oitavas de final – Eliminado pelo São Paulo
Temporada 2019: Oitavas de final – Eliminado pelo Athletico-PR (campeão)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
A estreia do Fortaleza no Campeonato Brasileiro 2023 ficou marcada negativamente para além do resultado da partida contra o Internacional. Diversos torcedores que levaram seus filhos ao estádio foram surpreendidos com a notícia de que as crianças não poderiam entrar na Arena Castelão sem ingresso. A situação gerou revolta e repercutiu negativamente entre a torcida tricolor, pois a cobrança não costumava ser colocada em prática nos jogos do “Clube da Garotada”.
Diante da situação, o Fortaleza se desculpou publicamente e de forma oficial, prometendo que a situação não iria se repetir. O clube do Pici, portanto, anunciou o cartão de gratuidade “Clube da Garotada”. Nos setores Superior Norte, Sul e Central, Inferior Norte/Sul e Especial, crianças puderam entrar no estádio com até 11 anos de idade, enquanto os setores Premium e Bossa Nova passaram a receber entradas gratuitas de até 6 anos de idade.
A primeira partida com o novo protocolo de acesso à Arena Castelão ocorreu no último sábado, 29, contra o Fluminense, pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2023 e os resultados agradaram a diretoria tricolor. Cerca de 1024 crianças apoiaram o Fortaleza nas arquibancadas do estádio e puderam prestigiar uma das melhores apresentações da equipe de Vojvoda na atual temporada, quando superou o time carioca pelo placar de 4 a 2.

VOCÊ VIU? Após expulsão pelo Fortaleza, Galhardo vai a julgamento e pode virar desfalque nos próximos jogos
Apesar de ter superado seu arquirrival, Ceará, pela grande final do Campeonato Cearense 2023, o Fortaleza não conseguiu repetir o mesmo feito quando entrou em campo pelo jogo único da semifinal da Copa do Nordeste. Na ocasião, o Leão do Pici foi derrotado pelo Alvinegro pelo placar de 3 a 2 e acabou eliminado da principal competição regional de clubes de futebol do Brasil.
Para além da derrota e eliminação, o Fortaleza pode sofrer uma baixa de peso para o decorrer da temporada. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva, STJD, irá julgar na próxima sexta-feira, 5, as expulsões do Clássico-Rei, relatados pela arbitragem. O atacante Thiago Galhardo foi expulso após choque com o volante do Ceará, Richardson, e pode acabar recebendo uma suspensão de até seis partidas.
O próprio Fortaleza também será julgado pela quinta Comissão Disciplinar do STJD. O Tricolor do Pici vai responder pela falta de providências capazes de prevenir e impedir o lançamento de objetos dentro de campo. O clube deve ser penalizado com uma multa com valores a serem definidos posteriormente.

Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.