Sou Fortaleza

Fortaleza conhece seu adversário nas oitavas de final da Copa do Brasil 2023; confira

fortaleza-copa-do-brasil
Foto: Aurelio Alves.

A Confederação Brasileira de Futebol, CBF, realizou a cerimônia de sorteio dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil 2023 e o Fortaleza pôde conhecer seu próximo adversário no torneio. Nesta terça-feira, 2, foram definidas as oito partidas que irão definir as equipes classificadas para as quartas de final de uma das principais competições do futebol nacional.

Pelas oitavas de final da Copa do Brasil 2023, o Fortaleza entrará em campo diante da equipe do Palmeiras de Abel Ferreira. Os primeiros 90 minutos do duelo entre os dois clubes serão disputados na Allianz Parque, em São Paulo, enquanto a decisão ficará reservada para a Arena Castelão. A previsão é de que as partidas sejam realizadas nas semanas entre 17 e 31 de maio e as datas e horários devem ser anunciados posteriormente pela Confederação.

Após três fases disputadas até o momento, 16 equipes irão brigar por oito vagas para a próxima etapa. Diferente do modelo adotado anteriormente, o critério para a distribuição de cotas nas duas primeiras fases não será mais realizado por meio do ranking nacional de clubes, mas pelas divisões de cada uma das equipes no Campeonato Brasileiro. A partir da terceira fase, o valor das cotas passou a ser igual para todos: R$ 2,1 milhões.

Na atual edição da Copa do Brasil, o Fortaleza entrará em campo com o objetivo de chegar o mais longe possível na competição de clubes de futebol mais rentável da CBF. Em sua melhor campanha na história do torneio, o Leão de Vojvoda surpreendeu à todos em 2021, temporada de estreia do argentino, e chegou às semifinais da competição, mas acabou derrotado pelo Atlético-MG, o campeão brasileiro daquele ano.

fortaleza-aguia
Após superar o Águia de Marabá, o Leão busca chegar o mais longe possível na atual edição da Copa do Brasil. Foto: Leonardo Moreira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

A estreia do Fortaleza no Campeonato Brasileiro 2023 ficou marcada negativamente para além do resultado da partida contra o Internacional. Diversos torcedores que levaram seus filhos ao estádio foram surpreendidos com a notícia de que as crianças não poderiam entrar na Arena Castelão sem ingresso. A situação gerou revolta e repercutiu negativamente entre a torcida tricolor, pois a cobrança não costumava ser colocada em prática nos jogos do “Clube da Garotada”.

Diante da situação, o Fortaleza se desculpou publicamente e de forma oficial, prometendo que a situação não iria se repetir. O clube do Pici, portanto, anunciou o cartão de gratuidade “Clube da Garotada”. Nos setores Superior Norte, Sul e Central, Inferior Norte/Sul e Especial, crianças puderam entrar no estádio com até 11 anos de idade, enquanto os setores Premium e Bossa Nova passaram a receber entradas gratuitas de até 6 anos de idade.

A primeira partida com o novo protocolo de acesso à Arena Castelão ocorreu no último sábado, 29, contra o Fluminense, pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2023 e os resultados agradaram a diretoria tricolor. Cerca de 1024 crianças apoiaram o Fortaleza nas arquibancadas do estádio e puderam prestigiar uma das melhores apresentações da equipe de Vojvoda na atual temporada, quando superou o time carioca pelo placar de 4 a 2.

Cartão Gratuidade Clube da Garotada se mostrou um sucesso. Imagem: ASCOM Fortaleza EC.

VOCÊ VIU? Após expulsão pelo Fortaleza, Galhardo vai a julgamento e pode virar desfalque nos próximos jogos

Apesar de ter superado seu arquirrival, Ceará, pela grande final do Campeonato Cearense 2023, o Fortaleza não conseguiu repetir o mesmo feito quando entrou em campo pelo jogo único da semifinal da Copa do Nordeste. Na ocasião, o Leão do Pici foi derrotado pelo Alvinegro pelo placar de 3 a 2 e acabou eliminado da principal competição regional de clubes de futebol do Brasil.

Para além da derrota e eliminação, o Fortaleza pode sofrer uma baixa de peso para o decorrer da temporada. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva, STJD, irá julgar na próxima sexta-feira, 5, as expulsões do Clássico-Rei, relatados pela arbitragem. O atacante Thiago Galhardo foi expulso após choque com o volante do Ceará, Richardson, e pode acabar recebendo uma suspensão de até seis partidas.

O próprio Fortaleza também será julgado pela quinta Comissão Disciplinar do STJD. O Tricolor do Pici vai responder pela falta de providências capazes de prevenir e impedir o lançamento de objetos dentro de campo. O clube deve ser penalizado com uma multa com valores a serem definidos posteriormente.

Galhardo sendo contido por Marcelo Benevenuto após ter sido expulso no Clássico-Rei da Copa do Nordeste. Foto: Caio Rocha.