O Fortaleza foi surpreendido pela FIFA na tarde da última terça-feira, 8, antes de entrar em campo pela decisão das oitavas de final da Copa Sul-Americana, com uma das punições mais rígidas das últimas temporadas do futebol brasileiro. Após ação do Colo-Colo-CHI, a entidadade determinou que o Leão não poderá contratar novos jogadores por duas janelas de transferências, além da suspensão do atacante Juan Martín Lucero por quatro meses. O Tricolor do Pici, porém, segue trabalhando para encontrar resoluções para o caso.
De acordo com informações do Jornal O POVO, o Fortaleza cogita entrar em contato diretamente com a diretoria do Colo-Colo para chegar a um possível acordo ou encontrar uma solução para punição aplicada pela FIFA. Caso o clube chileno se recuse a trabalhar em alternativas para a situação, o Tricolor do Pici não deve medir esforços para levar o caso à justiça, visto que a proibição de novas contratações pelas próximas duas janelas de transferência seria um duro golpe para a próxima temporada do Leão.
Inicialmente, o Colo-Colo exigia 2,1 milhões de dólares ao Fortaleza e Lucero, cerca de R$ 9,8 milhões na cotação atual, para cobrir o “prejuízo” da saída inesperada do atacante argentino. A FIFA, no entanto, decretou que o montante não é responsabilidade do clube do Pici ou do jogador, mas o pagamento de uma compensação financeira em torno de R$ 3 milhões pode acabar sendo o principal caminho para “aliviar” a polêmica junto ao Cacique.
A expectativa do Fortaleza, inicialmente, é poder voltar a contar com o futebol de Lucero no próximo compromisso da temporada, diante da equipe do Santos, na Arena Castelão, pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. À longo prazo, o Leão divulgou uma nota oficial em que reafirma que negociou com o atacante argentino em condição de jogador livre no mercado e que irá recorrer da decisão tomada pela FIFA em “tempo hábil”.
A POLÊMICA CHEGADA DE LUCERO AO FORTALEZA
Meses após a polêmica chegada de Juan Martín Lucero ao Fortaleza, o Colo-Colo segue alegando irregularidades na abordagem do clube do Pici durante as negociações. Vestindo a camisa 9 do Leão, “El Gato” não conteve sua sinceridade ao revelar os detalhes da saída de seu ex-clube.
“A única coisa que fiz foi executar uma cláusula (de saída) que estava em meu contrato. Não fui livre do clube, deixei 1 milhão de dólares da cláusula. Estou muito tranquilo. Me aconselhei antes de decidir sair. Falei com meus advogados e o pessoal do Fortaleza viu o meu contrato com o Colo-Colo. Se um clube vê meu contrato e me contrata, é porque está tranquilo. Todos os advogados concordam que não houve nada fora da lei”, afirmou “El Gato” Lucero em entrevista realizada em junho deste ano.
Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.