Sou Fortaleza

Apesar de ameaças do Colo-Colo, novo camisa 9 do Fortaleza estreia no Campeonato Cearense

Fortaleza x Colo-Colo
Foto: Kid Júnior

O Fortaleza venceu mais uma partida na temporada na noite desta quarta-feira, 1. Desta vez, o clube do Pici atropelou o Atlético-CE e mostrou à todos os seus rivais os motivos pelos quais a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda é a grande favorita ao título de campeão. A penúltima partida da primeira fase do Campeonato Cearense ficou marcada pela estreia do atacante Juan Martín Lucero com a camisa do Leão.

El Gato entrou no segundo tempo da partida após o Fortaleza já ter garantido a vitória com a atuação de alto nível da primeira etapa. Lucero registrou sua primeira assistência com a camisa vermelha, azul e branca depois de finalização de Crispim em que o goleiro adversário deu rebote e o atacante de 31 anos apenas tocou levemente na bola antes que seu compatriota, Silvio Romero, balançasse as redes da Águia Cearense, marcando o quinto gol do Leão.

O clube do Pici chegou a receber ameaças do presidente do Colo-Colo, Alfredo Stöhwing, que alegava que o contrato com Lucero não possuía multa rescisória. Os representantes do camisa 9, porém, afirmavam o contrário e demonstraram interesse na proposta do Leão para as próximas temporadas.

O Tricolor de Aço anunciou Juan Martín Lucero no dia 13 de janeiro e “El Gato” assinou contrato com o Fortaleza por três temporadas. O clube fez a aquisição de 100% dos direitos econômicos do atacante e estava preparado para enfrentar quaisquer multas ou punições resultantes das negociações, mesmo agindo dentro da normalidade jurídica desde o início. A diretoria do Colo-Colo não descarta insistir no processo nos próximos anos.

Após goleada sobre o Atlético-CE, o Fortaleza garantiu a sua classificação para o mata-mata do “Manjadinho“. O próximo compromisso do clube do Pici será diante da equipe do ABC, pela Copa do Nordeste 2023. O Leão entra em campo neste início de ano em busca da conquista de dois novos títulos para a sua vitoriosa história recente. Depois de contratações de peso, a expectativa é que o Tricolor de Aço tenha mais uma grande temporada.

Lucero não marcou, mas já mostrou um pouco de sua qualidade na vitória do Leão sobre o Atlético-CE. Foto: Mateus Lotif

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Após o anúncio da rescisão contratual do meio-campista Christian Bernardi devido a problemas de saúde, o tão esperado “camisa 10” do Fortaleza ainda está em processo de definição pelo Departamento de Futebol do clube, que vem trabalhando para procurar uma solução para uma das principais necessidades do elenco de Juan Pablo Vojvoda. Bruno Zapelli, meia do Belgrano, decidiu permanecer no clube argentino e recebeu um novo contrato com aumento salarial significativo.

De acordo com o jornalista César Luis Merlo, o clube argentino estendeu o vínculo com com o clube argentino por mais um ano, até 2025, e recebeu uma melhoria substancial em seu salário. Segundo a apuração de Merlo, o Belgrano decidiu agir rápido para garantir a permanência de Zapelli depois do forte interesse do Fortaleza, principalmente, e da sondagem do Vasco da Gama.

Na última temporada pelo Belgrano, o alvo do Fortaleza para a posição de “camisa 10” disputou 37 partidas, marcou dois gols e concedeu três assistências. Os valores eram considerados altos e o modelo de investimento seria semelhante ao realizado na contratação de Valentín Depietri, que também veio da Primera B Nacional e possuía potencial para evolução.

Bruno Zapelli é o principal alvo do Fortaleza para a posição de “camisa 10”. Foto: Belgrano

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Depois da grande polêmica gerada pela possibilidade do primeiro duelo entre Fortaleza e Ceará ser realizado com torcida única, as diretorias dos dois principais clubes do estado se posicionaram contra e apresentaram uma proposta alternativa que preserve a rivalidade e a grandeza do futebol cearense. Nesta quarta-feira, 1, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado declarou ter aceitado o plano elaborado pelo Alvinegro e combinado com Fortaleza e FCF para a realização do Clássico-Rei com torcedores de ambas as equipes.

Entretanto, a proposta inicial sofreu algumas alterações, como a redução da disponibilidade de ingressos para 12 mil, quando anteriormente eram 15 mil torcedores. Além disso, a FCF comunicou que nesta quinta-feira, 2, a partir das 14h, ocorrerá uma nova reunião para definir os detalhes finais junto aos representantes de Fortaleza e Ceará e membros da Segurança estadual. Em seguida, uma entrevista coletiva será agendada para comunicar as diretrizes do primeiro Clássico-Rei de 2023.

A diretoria do rival, Ceará apresentou o plano estratégico para a realização da partida e a Polícia Militar (PM) requisitou 48 horas para a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSPDS-CE) analisar a proposta e decretar um veredito. O clube de Porangabussu sugeriu a utilização de tapumes para torcidas não se encontrarem do lado de fora do estádio Presidente Vargas e o cancelamento da venda de ingressos no dia do Clássico-Rei. Como uma forma de priorizar a segurança do torcedor, a medida seria uma forma de antecipar possíveis conflitos e cenas de violência entre as torcidas.

Clássico-Rei
Leão e Alvinegro se uniram contra Clássico-Rei de torcida única. Foto: João Moura.