Sou Fortaleza

Vojvoda não se intimida e desabafa após derrota do Fortaleza no Clássico-Rei: “Sempre causa…”

Foto: Thiago Gadelha/SVM.

O Fortaleza entrou em campo na noite do último domingo, 5, pela penúltima rodada da primeira fase da Copa do Nordeste 2023 diante de seu maior rival, Ceará, na Arena Castelão. O Leão de Juan Pablo Vojvoda foi superado pelo Alvinegro pelo placar de 2 a 0 e conheceu sua segunda derrota consecutiva deste ano em um dos maiores dérbis do futebol brasileiro. O treinador argentino do Tricolor revelou suas impressões sobre o desempenho de sua equipe.

“Nos primeiros vinte minutos, o adversário estava mais ligado, entrou mais rápido no jogo. Tínhamos um jogo de posse de bola, mas perdíamos as jogadas, não entramos bem no jogo. Depois dos dois gols é muito difícil virar em um Clássico, mas temos qualidade para fazê-lo. Não fizemos um bom primeiro tempo”, afirmou “El JefeVojvoda.

O próximo compromisso do Fortaleza promete ser dos maiores desafios de toda a temporada. Os primeiros 90 minutos do duelo contra a equipe do Cerro Porteño, do Paraguai, pela terceira e última fase preliminar da Copa Libertadores da América 2023 serão disputados na próxima quinta-feira, às 19h, na Arena Castelão. Vojvoda destacou a importância do jogo decisivo pela maior competição de clubes de futebol da América do Sul.

“Priorizar Libertadores não sei se é a palavra. Mas seria um dia a mais de descanso, aí eu poderia mexer alguns jogadores. Alguns terminaram muito cansados, depois de quinta. Então tenho que tomar decisões. Muitos deles jogaram com Náutico, responderam bem. E hoje o primeiro tempo não foi bom. Mas eu confio em todos eles. Estamos com dor. Porque um clássico sempre causa dor. Mas nossa cabeça tem que virar completamente porque a nossa partida mais importante agora é de Libertadores “, declarou o treinador do Fortaleza.

Vojvoda foi questionado pela sua escalação no Clássico-Rei do Nordestão. Foto: Vinícius Palheta.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Fortaleza vem movimentando o mercado da bola de uma forma nunca vista antes em sua história, com o objetivo claro de buscar contratações pontuais e que cheguem ao Pici para agregar qualidade e reforçar o grupo de jogadores à disposição da comissão técnica do clube. Assim, após a lesão de Moisés, o Leão agiu rápido e anunciou o atacante Guilherme, ex-Grêmio, teve seu empréstimo encaminhado pelo Tricolor de Aço. Na tarde desta sexta-feira, 3, o atleta foi anunciado oficialmente.

O décimo reforço do Fortaleza chegou ao Pici por meio de empréstimo, após aprovação do técnico Juan Pablo Vojvoda, e defenderá a camisa vermelha, azul e branca até o fim da atual temporada. O ex-jogador do Grêmio pode atuar em todas as posições do ataque e, enquanto defendia o clube gaúcho, disputou 20 partidas, marcou um gol e concedeu duas assistências.

“Desde da minha chegada fui muito bem recebido, eu até tinha comentado que foi muito parecido como vivi em Pernambuco, então desde que eu pisei pela primeira vez aqui, senti algo positivo. E desde da minha chegada, as coisas tenham acontecido, entrando nos jogos e ajudando da melhor forma, como ontem foi uma noite especial”, declarou o camisa 29 do Leão, ao lado do Vice-presidente Alex Santiago e o Executivo Sérgio Papelin.

O Fortaleza viu vários de seus atletas apresentarem atuações de alto nível na goleada sobre Deportivo Maldonado, pela Libertadores. No entanto, para Guilherme, a décima contratação do Tricolor para 2023, a noite foi ainda mais especial. Após ter desperdiçado grande oportunidade momentos antes, o jogador recebeu a bola na ponta-esquerda, puxou para dentro e marcou um belo gol de perna direita, o seu primeiro com a camisa vermelha azul e branca. Em seguida, não aguentou a emoção e desabou em lágrimas no Castelão, recebendo o afago de seus companheiros em campo. O presidente Marcelo Paz já declarou suas impressões sobre o atacante.

“Fez bons trabalhos no exterior e voltou para o Grêmio no ano passado e agora vem por empréstimo paro Fortaleza, vem para o nosso setor de ataque, um setor que já tem boas opções, mas para o nosso modelo de jogo, para o que a gente tem de objetivos no ano, a gente vai precisar de muitas peças no ataque, porque vai ter troca. Troca que eu digo é mudança de jogador por partida, substituição, revezamento por jogos seguidos e viagens, e a gente quer manter o poder do ataque sempre com boas possibilidades. Um atleta que teve a aprovação do Vojvoda“, afirmou o principal Executivo do Fortaleza.

Guilherme foi apresentado de forma oficial ao lado de Papelin e Alex Santiago. Foto: Mateus Lotif.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza vem fazendo um grande início de temporada. Atual campeão da Copa do Nordeste e Campeonato Cearense, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda sofreu apenas uma derrota em cada uma das competições e segue fazendo jus ao seu favoritismo para defender seus dois títulos. Entretanto, nem todos os aspectos são positivos. O Leão vem sofrendo com baixas significativas por conta de lesões em 2023.

Na noite deste último domingo, 5, o Fortaleza entrou em campo contra seu rival, Ceará, pelo segundo Clássico-Rei da atual temporada, válido pela Copa do Nordeste. O Leão foi derrotado pelo Alvinegro pelo placar de 2 a 0 em uma partida muito semelhante ao primeiro confronto entre os times realizado no Campeonato Cearense. Para além da derrota, que acaba não influenciando em nada a campanha do Tricolor do Pici na competição, a equipe de Vojvoda terá que enfrentar uma nova baixa por lesão: o lateral-direito Dudu.

Durante o Clássico-Rei da Arena Castelão, Dudu acabou pedindo para ser substituído por sentir o músculo posterior da coxa após uma arrancada em direção a bola. O lateral-direito saiu de campo bastante abalado, ciente de que uma contusão como esta deve mantê-lo afastado dos gramados por semanas. De acordo com o boletim médico oficial do Fortaleza, o atleta sentiu um desconforto em sua coxa esquerda e irá realizar exames médicos nesta segunda-feira, 6, para verificar a gravidade da lesão. O defensor de 25 anos segue em observação do Departamento Médico do clube.

Dudu deve desfalcar o Leão neste mês de março. Foto: Leonardo Moreira.