Previsão
Fortaleza e Ceará se enfrentam neste domingo (13), em jogo válido pela 13ª rodada da Série A do Brasileirão, na Arena Castelão. A previsão é de uma partida travada entre duas equipes dependentes dos atacantes Lucero e Pedro Raul. Cinco pontos separam Leão e Vozão na tabela.
Análise Fortaleza
O Fortaleza jogou na última quarta-feira (9) e foi derrotado pelo Bahia. Fora da Copa do Nordeste, o Leão do Pici tem o Brasileirão e a Copa Sul-Americana para disputar no decorrer do segundo semestre. É inegável a crise que o clube vive.
Durante a parada para a Copa do Mundo de Clubes, o Leão se movimentou no mercado e anunciou Adam Bareiro, Matheus Pereira e José Herrera como reforços. No comando técnico, Vojvoda sabe que corre risco de ser demitido caso a equipe tricolor não dê a volta por cima. A pressão da torcida é grande, pois o Fortaleza ocupa a 18ª colocação da Série A do Brasileiro, com 10 pontos.
Para vencer o Ceará nesta noite, o Leão será obrigado a ignorar o fato de que não vence há oito partidas. Neste recorte, foram dois empates e cinco derrotas. Três gols marcados e 15 sofridos. No Campeonato Brasileiro, o tricolor cearense fez seis jogos como mandante e saiu com duas vitórias, um empate e três derrotas. Para superar a má fase, o Fortaleza conta com Lucero, artilheiro da equipe no ano com 11 gols.
Análise Ceará
O Vozão teve um final mais feliz no mata-mata da Copa do Nordeste e eliminou o Sport nos pênaltis. Garantido na semifinal, o Ceará vira a chave e foca no Campeonato Brasileiro. Durante a paralisação do torneio, o elenco não reforçado e jogadores foram dispensados, são eles: Lelê, Léo Rafael, Alejandro Martínez e Jorge Recalde.
O primeiro semestre do Ceará foi bom, mas, agora, o desafio de Léo Condé é manter a equipe nos trilhos. Consistência é a palavra. Em 12º lugar na Série A, o Vozão tem uma certa regularidade jogando em casa, o aproveitamento de 72% como mandante mantém o time longe da zona de rebaixamento. Em contrapartida, o Ceará se vê com muitas dificuldades na posição de visitante e o número cai para 13%.
Como o Castelão é um lugar que o alvinegro conhece bem, a questão do mando de campo tem pouca diferença. Para vencer o rival neste domingo, o Ceará precisa de Pedro Raul. Dos 13 gols marcados pelo Vovô no Campeonato Brasileiro, o atacante marcou seis. Lucas Mugni, com quatro assistências na competição, é outra arma cearense. Outro trunfo alvinegro é a defesa, que não foi vazada em quatro oportunidades no Brasileirão.
Sugestão de aposta
Nos três jogos entre Fortaleza e Ceará no campeonato estadual da temporada 2025, 19 cartões foram registrados. Com base nesse dado, vemos que o clássico costuma ser truncado e faltoso. Nessa linha de pensamento, aposte em “Ambas as equipes receberão 2 ou mais cartões”.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.