O Fortaleza entra em campo na tarde deste sábado, 1, às 16h (horário de Brasília), pelo primeiro jogo da grande final do Campeonato Cearense 2023. O Tricolor do Pici irá enfrentar seu arquirrival, Ceará, no que promete ser uma verdadeira batalha na Arena Castelão. Atual campeão, o time comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda terá que vencer o Alvinegro pela primeira vez na temporada se quiser se levantar mais um título.
Após a dura eliminação na Copa do Nordeste para o próprio rival, o Fortaleza busca deixar para trás o retrospecto negativo e mostrar toda a sua resiliência em momentos desfavoráveis. O treinador argentino do Leão deve colocar em campo o que tem de melhor para vencer seu primeiro Clássico-Rei em 2023. Para a grande decisão, o treinador argentino deve contar com basicamente todas as opções disponíveis no último confronto entre os times realizado na quarta-feira, 29.
O Ceará, por outro lado, não poderá contar com o volante Caíque Gonçalves devido a uma contusão muscular em sua coxa direita. Após marcar o segundo gol no último dérbi cearense, o jogador pediu para ser substituído antes do apito final sob a justificativa de dores intensas. A equipe de Gustavo Morínigo deve contar com o reforço do zagueiro titular David Ricardo em sua busca pelo primeiro título da temporada.
TRANSMISSÃO
O confronto entre Fortaleza e Ceará pela grande final do Campeonato Cearense 2023 contará com transmissão em TV aberta e será realizada pela TV Record. Além disso, os serviço de streaming DAZN e o pay-per-view Nosso Futebol irão exibir a partida.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Fortaleza: Fernando Miguel; Brítez, Benevenuto e Titi; Hércules, Caio Alexandre, Pochettino, Calebe e Lucas Crispim; Romarinho e Lucero.
Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Desfalques: Pedro Rocha, Lucas Esteves, Guilherme, Silvio Romero e João Ricardo.
Ceará: Richard, Warley, Tiago Pagnussat, David Ricardo e Danilo Barcelos; Richardson, Arthur Rezende, Guilherme Castilho; Erick, Janderson e Vitor Gabriel.
Técnico: Gustavo Morínigo.
Desfalques: Caíque Gonçalves.
ÁRBITRAGEM
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio. (GO)
Assistente 1: Bruno Raphael Pires. (GO)
Assistente 2: Bruno Boschilia. (PR)
Quarto Árbitro: Leandro Pedro Vuaden. (RS)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro. (RN)

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO
Após as eliminações da Libertadores e da Copa do Nordeste, o Fortaleza não perdeu tempo e já intensificou as preparações para dar continuidade à temporada da melhor forma possível. Para isso, o clube do Pici voltou a analisar o mercado da bola com o objetivo reforçar o grupo de jogadores à disposição da comissão técnica tricolor. Gabriel Barros, camisa 10 do Ituano, vinha sendo sido especulado no Leão nos últimos dias, mas, ao que tudo indica, sua contratação está descartada.
De acordo com informações do Jornal O POVO, o Fortaleza desistiu da contratação do meio-campista após o clube do interior paulista ter recusado a proposta apresentada pelo Leão. O jogador de 21 anos atraiu o interesse de diversos clubes da Série A com apresentações de destaque na campanha do Ituano no Campeonato Paulista 2023. O Internacional, que havia definido Gabriel Barros como um possível reforço para a atual temporada, também teve sua oferta rejeitada.
Gabriel Barros foi revelado no próprio Ituano, mas possui passagem pelo Flamengo por empréstimo e foi integrado ao sub-20 do clube carioca até dezembro de 2020. Ele chegou ao Rubro-Negro como um possível “novo Gabriel Martinelli”, artilheiro do Arsenal, atual líder do Campeonato Inglês, mas não agradou a comissão técnica e retornou ao clube paulista. Agora, o talentoso meio-campista aguarda pelo próximo destino de sua carreira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA
Prestes a entrar em campo por mais uma decisão, o Fortaleza busca deixar para trás a eliminação na Copa do Nordeste e focar totalmente no grande desafio válido pela decisão do Campeonato Cearense 2023. Após a polêmica envolvendo a arbitragem do último Clássico-Rei, a diretoria do Leão solicitou que a Confederação Brasileira de Futebol, CBF, alterasse o árbitro de vídeo (VAR) escalado para a partida deste sábado, 1.
O Fortaleza encaminhou o pedido à CBF sob a justificativa de que já foi prejudicado anteriormente por decisões do árbitro Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro. O contexto em questão se refere ao confronto decisivo diante do Fluminense, realizado no dia 17 de agosto de 2022, pelas quartas de final da última edição da Copa do Brasil. Naquele jogo, o Leão acabou eliminado por conta de um pênalti inexistente e gol irregular validado mesmo após a checagem do VAR.
Atual campeão, o Fortaleza volta a entrar em campo pelo Campeonato Cearense na tarde do próximo sábado, 1, às 16h (horário de Brasília), no que promete ser mais um intenso Clássico-Rei. Para o Tricolor de Aço, não é apenas uma defesa de título que está em jogo, mas a oportunidade de acrescentar à sua história o que seria um inédito pentacampeonato estadual, algo nunca visto antes na história da competição. O rival, Ceará, pretende impedir o feito com todas as suas forças.

Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.