Sou Fortaleza

Artilheiro do Fortaleza não se cala e sobe o tom após duas derrotas em 2023: “Ganhar e perder…”

Foto: Sistema Verdes Mares.

O Fortaleza perdeu sua invencibilidade nas duas primeiras competições deste início de temporada, o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste. O campeão de ambas competições em 2022 vem recebendo inúmeras críticas da imprensa e de seu torcedor após as derrotas para o ABC e, sobretudo, o Clássico-Rei contra o rival, Ceará. O artilheiro do Leão neste ano, Thiago Galhardo, participou de coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira, 10, e comentou sobre o momento atual do Leão.

“Nunca desequilibramos. Ganhar e perder faz parte do jogo. O que mais me preocupa é se a gente perde e faz um péssimo jogo, não cria oportunidade. Não vejo desequilíbrio nenhum. A gente jogou muito bem as duas partidas. Talvez nós não entendemos o cenário da forma que deveria ser. O Fortaleza é o atual campeão do Nordeste e tetracampeão cearense, e todo mundo quer ganhar do campeão”, declarou Thiago Galhardo.


O próximo compromisso do Fortaleza na temporada será o duelo contra a equipe do Bahia, na próxima terça-feira, em partida realizada na Arena Fonte Nova e válida pela Copa do Nordeste 2023. Atual campeão, o Tricolor do Pici busca defender seu título contra os gigantes do futebol nordestino. Galhardo destacou suas impressões sobre o confronto entre Tricolores de Aço.

“A gente tem que prestar atenção, né? Porque vira uma ladeira e você precisa correr dobrado. Por mais que você faça boas partidas, nem sempre vai conseguir o resultado pela qualidade do adversário. Isso já está em pauta. O início do Bahia na Copa do Nordeste não foi bom, com uma derrota e um empate. Tenho certeza que eles vão lotar o estádio e nós temos que saber jogar o jogo. Em um jogo desse você tem que segurar os 15/20 primeiros minutos, que é o ímpeto da torcida. Depois sim começa a igualar fisicamente e tecnicamente”, concluiu o camisa 91 do Leão do Pici.

Foto: Thiago Gadelha.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Desde a abertura da atual janela de transferências, o Fortaleza vem trabalhando para definir as chegadas e saídas do grupo de jogadores à disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda para os desafios que 2023 promete trazer. Entre os atletas que não fazem parte do planejamento da comissão técnica, Gustavo Coutinho esteve muito próximo de ser anunciado como reforço da Ponte Preta, mas as negociações esfriaram e o acordo não deve ter um desfecho positivo.

As conversas pela contratação do “camisa 9” do Fortaleza deixaram de progredir após a notícia do bloqueio temporário de transferências da Ponte Preta. O clube paulista terá que resolver suas dívidas e pendências na justiça antes de poder concluir qualquer outra movimentação no mercado.

Por outro lado, Coutinho atraiu o interesse de outra tradicional equipe de São Paulo, o Guarani. De acordo com informações do radialista Carlos Batista, o Bugre busca um centroavante para a sequência da temporada e mira o jogador de 24 anos como o alvo ideal. A equipe paulista já iniciou, inclusive, conversas informais com os representantes do atleta do Tricolor do Pici.

As condições exigidas pelo Fortaleza para o empréstimo do atacante são: pagamento integral de seu salário, cláusula de retorno em qualquer momento da temporada e liberação imediata em caso de propostas da Série A ou exterior. Coutinho que anteriormente chegou a despertar o interesse do Sport, integra a lista de jogadores negociáveis e não vem sendo aproveitado pelo Leão. O “camisa 9” ainda não entrou em campo nas oito partidas disputadas pelo clube do Pici em 2023.

Gustavo Coutinho não deve fazer parte do grupo que entrará em campo pelo Leão em 2023. Foto: Mateus Lotif.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza realizou campanha histórica na Copa São Paulo de Futebol Júnior ao alcançar as quartas de final da competição. O Leãozinho de Leandro Zago encerrou sua campanha na maior competição de categorias de base do futebol brasileiro após ter sido derrotado pelo Santos, mas não deixou nada a desejar. Ao contrário, existe muito potencial nesta geração de garotos que já tiveram o “gostinho” do que significa defender a camisa vermelha, azul e branca do Tricolor de Aço.

No final da tarde da última quinta-feira, 9, o sub-20 do Fortaleza se reapresentou no CT Ribamar Bezerra para dar início aos trabalhos da base do Tricolor de Aço. Com objetivos definidos 2023, o grupo do Leãozinho teve breve diálogo com a comissão técnica antes de começar os treinamentos com bola. Os destaques da equipe sub-17 de 2022 também participaram das atividades pela primeira vez na nova categoria.

Entre as novidades observadas no início deste novo ciclo do Leãozinho, o camisa 10 da equipe, Amorim, não se reapresentou junto aos atletas que participaram da última Copinha, o que indica que o jogador realmente agradou à Juan Pablo Vojvoda e sua comissão técnica e deve continuar treinando junto com a equipe principal do Fortaleza.

Além disso, conforme informado anteriormente, o goleiro Bruno Guimarães, o volante Ryan Guilherme e o atacante Carlos Daniel, destaques do sub-20 do Fortaleza na maior competição de categorias de base do futebol brasileiro, foram emprestados pelo Tricolor do Pici ao Boa Vista para a disputa do Campeonato Carioca de 2023.

O técnico Leandro Zago realizou breve conversa com seus atletas antes de iniciar as atividades dentro de campo. Foto: Karim Georges.