Continuando a nossa serie sobre os jogadores do Fortaleza na temporada de 2020, vamos falar sobre Paulo Marcos de Jesus Ribeiro, mais conhecido como Paulão. O jogador nasceu em Salvador, no dia 27 de fevereiro de 1986. Ele iniciou sua carreira no A.E. Independente-RJ e depois passou pelo Universal-AL. Paulão foi para o ASA de Arapiraca, onde se destacou na conquista do Campeonato Alagoano de 2009.
Em setembro de 2009, após se destacar no clube alagoano, o zagueiro foi contratado pelo Grêmio Barueri, que disputava a Série A do Brasileirão pela primeira vez. Fez sua estréia foi no empate em 0 a 0 contra o Atlético Paranaense na Arena Barueri. No ano seguinte, Paulão disputou 22 jogos pelo Grêmio Barueri, sendo 16 jogos pelo Paulistão e 6 pelo Brasileirão. O zagueiro foi bem e despertou o interesse de grandes clubes.
Em agosto de 2010, a pedido do treinador Renato Gaúcho, o zagueiro acertou empréstimo até maio de 2011 com o Grêmio, com opção de renovação ao fim do contrato. Fez sua estréia pela equipe gaúcha, na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians no Pacaembu. Paulão foi titular na reta final do Brasileirão de 2010 e ajudou o Tricolor Gaúcho a se classificar para a Copa Libertadores da América de 2011.
No início de 2011, o zagueiro permaneceu como zagueiro titular da equipe, fazendo dupla com Rafael Marques na disputa do Gauchão e da Libertadores. No mês de março, o zagueiro foi vendido ao Guangzhou Evergrande da China.
Em janeiro de 2013, Paulão foi anunciado como novo reforço do Cruzeiro. Com poucas oportunidades no então campeão brasileiro de 2013, tendo atuado em apenas em 14 oportunidades no ano, o jogador não teve o seu empréstimo renovado pelo clube mineiro, voltando assim ao futebol chinês.
Em janeiro de 2014, Paulão foi anunciado como jogador do Internacional por três temporadas. Fez sua estreia na goleada por 4 a1 sobre o Cruzeiro-RS. Foi campeão estadual sendo titular absoluto da equipe na competição
Em 2015, o zagueiro foi bi-campeão gaúcho e titular ao longo de toda a temporada, marcando um gol diante do Atlético-PR e marcando novamente diante do Atlético-MG, em ambos jogos válidos pelo Brasileirão, sendo seus únicos gols ao longo do ano.
Em 2016, foi tri-campeão e eleito o melhor zagueiro do Campeonato Gaúcho, ao lado de Pedro Geromel do Grêmio, tendo marcado 4 gols na competição. No Campeonato Brasileiro, participou do rebaixamento inédito do colorado a Série B, sendo o capitão da equipe.
Em maio de 2017, Paulão foi emprestado ao Vasco da Gama até o fim do ano para a disputa do Brasileirão. A princípio titular, fazendo dupla de zaga com Breno, o zagueiro perdeu espaço na equipe principal com o retorno de Anderson Martins ao Cruzmaltino, sendo porém presença constante na equipe titular devido a lesões e suspensões da dupla principal.
Em 2018 o Vasco da Gama oficializa a rescisão de seu contrato de empréstimo a pedido do próprio jogador. Após a rescisão com o Vasco, Paulão assinou com o América Mineiro, também por empréstimo até final de 2019, quando acaba seu contrato com o Inter.
Em Setembro de 2019 o jogador deixa o time mineiro e chega ao Fortaleza via empréstimo junto ao Internacional de Porto Alegre.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.