Sou Fortaleza

Exclusivo! Confira entrevista com o compositor do Batismo Tricolor; o novo ”HIT” sucesso das arquibancadas; ”Cante os 90 minutos”

Foto: Reprodução Instagram

O Fortaleza vive uma reação nesse segundo turno com quatro vitórias é o único time 100% no returno do Brasileirão. Algo que tem embalado a reação é a música ”Batismo Tricolor”, da torcida organizada ”Bravo 18”. A torcida se denomina como a ”Barra Brava” Tricolor e tem um perfil um pouco diferente das demais organizadas; como explica Rômulo Fernandes um dos diretores da Bravo: ”O estilo de torcer foi meio que uma união da cultura de barra brava, mais presente em outros países sul-americanos, com instrumentos de sopro, murgas, canções em loop, etc, aliada à regionalidade única nordestina, o que pode ser visto em várias letras criadas a partir de músicas como, por exemplo, Asa Branca e Anunciação.”

Fundanda em 18 de junho 2015 origianária da antiga torcida ” Fiel Tricolor” se aliou mais ainda quando o co-fundador da torcida Renato Lucas, conhecido como ”Fusca” faleceu em 2016. Desde então todo jogo do Fortaleza é possível vê a Barra Brava Tricolor com seus instrumentos característicos no setor superior central fazendo a sua festa durante os 90 minutos. A torcida já compôs músicas inspirados em grandes sucessos como Anuciação de Alceu Valença e ”Despacito” de Luís Fonsi.

YouTube video

Batismo Tricolor

A música mais famosa entre tricolores no momento foi lançada há muito mais tempo que se imagina, como explica o compositor da canção Rômulo Fernandes ”A composição foi criada em janeiro de 2019. A ideia partiu de um esforço de criar um repertório autoral, tanto de letras, como melodias da torcida.” Depois de três anos, a música estoura nas arquibancadas e Rômulo explica como foi esse processo ”A música foi gravada em 2019 na primeira vez em capela na voz da Sara, uma das integrantes de nossa torcida. Nessa época ficou restrita apenas à Bravo 18, em nossas redes sociais, não levamos para a arquibancada. Em 2022 com a gravação em estúdio com o MC Bacana, e depois com a Alinne Fernandes, a Batismo ganhou maior visibilidade e pode alcançar mais torcedores.”

A inspiração para música é totalmente autoral, algo difícil acontecer entre torcidas, já que muitos sucessos das arquibancadas são de músicas que muitas vezes não tem ligação com futebol e para compor a canção Rõmulo a Bravo 18 usou justamente a experiência de acomapnhar o Fortaleza; ”Cada verso da música veio de experiências vividas, vistas ou histórias escutadas da torcida tricolor, e acredito que ela reflete exatamente isso. Qualquer torcedor que escuta a música pela primeira vez se identifica com pelo menos algum trecho. Seja um pai lembrando quando levou o filho a um jogo, o filho que sente saudades de um pai ou da mãe tricolor que já partiu, o torcedor que olha com orgulho a tatuagem que fez em homenagem ao clube e a grande parte da torcida que respira o Fortaleza 24h e vê o clube como uma verdadeira religião.”

YouTube video

Batismo nos telões e em todo estádio

Para popularizar mais ainda a música é tocada todo jogo no sistema de som do Castelão e a letra exibida nos telões, mas para que isso acontecesse houve um esforço de vários influenciadores digitais de Fortaleza e até hoje a torcida Bravo 18 não sabe precisar exatamente como a letra de Rômulo foi parar nos telões da Arena Castelão; ”Não há como precisar exatamente. Mas sabemos que houve contato do Dudu (E-Tricolor) e também do Marcelo Leão com o Bruno Bayma. Fora isso, houve uma boa aceitação nas redes sociais. As mídias alternativas como o Razão Tricolor, Glória e Tradição, Tricocast, etc, canais no YouTube como o do Cesar Augusto, Juan na Arquibancada, vários influenciadores da torcida, diretorias de outras TOs e movimentos, Equipe Mosaico, Fortaleza Mil Grau, etc, e o torcedor comum que curtiu e compartilhou a música em suas redes sociais tiveram um papel crucial. Todos contribuíram de alguma forma.”

Se algo que talvez seja mas raro do que aparecer nos telões da Arena Castelão uma música de organizada é adesão completa de quase a unanimidade das torcidas organizadas do Fortaleza e isso talvez tenha se dado pela boa relação da Barra Brava 18 com todos; ”A relação da Bravo 18 com todas as torcidas organizadas e demais movimentos sempre foi muito respeitosa e amistosa. As diretorias sempre tiveram excelente diálogo. O nosso movimento começou sua caminhada em 2015, a maioria já vem de bem antes, então ainda temos muito a aprender.” A propagação em massa do ”hit” se deu de forma orgânica segundo a própria organizada.

https://www.youtube.com/watch?v=sIGpbCY8pm0

O Batismo e a reação:

Cantada de forma uníssona pela primeira vez contra o Internacional Batismo Tricolor tem se tornado símbolo da reação, mas para a Bravo 18 eles tratam a importância da torcida com humildade ” O papel da Bravo 18, assim como de todas as torcidas organizadas e demais movimentos, é apoiar o Fortaleza em todos os momentos. Acreditamos que mesmo nas adversidades, quando os jogadores escutam a voz de incentivo vindo da arquibancada na Sul, Norte, Central, Bossa Nova, Especial, Premium, eles se sentem motivados a dar o seu melhor para conseguir a vitória. Isso vale para todo torcedor. Cante e incentive os 90 minutos.”