Desde a abertura da última janela de transferências, o Fortaleza intensificou os trabalhos de análise nos bastidores do clube com o objetivo de garantir que o elenco à disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda estivesse no mais alto nível técnico possível para a disputa de todas as importantes competições de 2023. Para isso, o Tricolor do Pici também teve que resolver a situação de jogadores que não integravam o planejamento da comissão técnica para a atual temporada, como o atacante Gustavo Coutinho, que teve seu empréstimo encaminhado junto ao Atlético-GO.
Emprestado pelo Fortaleza até dezembro de 2023, Gustavo Coutinho marcou mais uma vez com a camisa do Dragão, em sua partida mais recente pela Série B do Campeonato Brasileiro 2023, e segue acumulando participações em gols na atual temporada. Após o empate por 1 a 1 diante da Tombense, o jogador do Leão chegou a dois gols e três assistências em apenas três jogos disputados pelo Atlético-GO. O seu início de temporada promissor tem chamado a atenção da torcida tricolor nas redes sociais.
Cria da base do Fortaleza, Gustavo Coutinho fez sua estreia pelo clube ainda em 2018, mas foi apenas no ano seguinte que o atacante recebeu oportunidades reais com a camisa tricolor, marcando cinco gols em dez partidas disputadas. Nas temporadas posteriores, o “camisa 9” foi emprestado para diferentes clubes nordestinos como o Sport e o Botafogo-PB como uma forma de adquirir experiência. Em 2023, sem espaço, o atacante não recebeu nenhuma oportunidade com Vojvoda.
CONFIRA O ÚLTIMO GOL MARCADO POR GUSTAVO COUTINHO NA TEMPORADA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
Em um confronto eletrizante, o Fortaleza entrou em campo entrou em campo diante de seu torcedor na Arena Castelão e não decepcionou na tarde do último sábado, 29. O Leão do Pici venceu o Fluminense de Fernando Diniz pelo placar de 4 a 2 e conquistou sua segunda vitória consecutiva na Série A do Campeonato Brasileiro. Após o apito final, o técnico Juan Pablo Vojvoda participou de entrevista coletiva e foi questionado sobre suas prioridades diante de três competições do mais alto nível técnico: Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Brasileirão.
“Estamos dando importância a todas (as competições), mas porque temos um elenco que permite isso, com quantidade e qualidade e compromisso com o trabalho do dia-a-dia. Eu acho que não estamos (aqui) para escolher uma competição ou outra, os jogadores sabem que em cada partida eles jogam por algo importante. Jogam, principalmente, para ganhar o jogo e também estão lutando para estar no time, então eu acho que temos elenco para brigar nas três competições, mas sabendo que, para isso, necessitamos de muito trabalho, a humildade de sempre, pés no chão e enfrentar cada partida com a máxima responsabilidade”, declarou o treinador argentino do Fortaleza.
O Fortaleza volta a entrar em campo pelo Campeonato Brasileiro na próxima segunda-feira, 8, contra o Corinthians, pela quarta rodada da principal competição do futebol nacional. Antes disso, porém, o Tricolor de Aço tem um compromisso dos mais importantes pela Copa Sul-Americana 2023, quando irá defender a liderança de seu grupo diante do Estudiantes de Mérida, na quinta-feira, 4, em partida disputada na Arena Castelão.
VOCÊ VIU? Ex-parça de Crispim no Fortaleza surpreende com a camisa de rival da Série A e assina acordo até 2025
Com o maior orçamento da história do clube à disposição, o Fortaleza não poupou esforços para otimizar e qualificar o elenco de jogadores à disposição da comissão técnica tricolor para a disputa de todas as importantes competições da atual temporada. Para isso, a diretoria do Leão também teve que resolver situações pendentes de atletas que não seriam integrados ao planejamento de 2023, como era o caso de Lucas Lima, que acabou deixando o Pici.
Entretanto, o “camisa 10” que já chegou até mesmo a defender a Seleção Brasileira, não havia recebido propostas para atuar em alto nível após ter encerrado seu vínculo com o Fortaleza e o Palmeiras. Até que o Santos, uma das equipes pela qual Lucas Lima possui identificação e apresentou seu melhor futebol, ofereceu um contrato de produtividade até o fim de abril deste ano. Diante do bom desempenho no período, o Peixe decidiu prorrogar o contrato do camisa 23 até 2025.
Lucas Lima pertencia ao Palmeiras e vestiu a camisa do Fortaleza por meio de empréstimo nas duas últimas temporadas, com salário dividido entre os dois times. O meia foi contratado pelo Tricolor de Aço ainda em 2021, e chegou a disputar 68 partidas, 49 como titular, com apenas um gol e cinco assistências acumuladas em sua passagem pelo Pici. O jogador não conseguiu manter nenhuma sequência em alto nível e acabou perdendo espaço na equipe titular de Juan Pablo Vojvoda.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.