“Mais de 60% dos gols…”; Defesa do Fortaleza é exposta em 2023 e novos reforços podem ser exigidos em breve

Foto: Mateus Lotif.

O Fortaleza vive o seu momento mais delicado na temporada. Após perder o segundo Clássico-Rei consecutivo e ser derrotado e eliminado pela equipe do Cerro Porteño na decisão da “Pré-Libertadores”, o Leão de Vojvoda busca recuperar o caminho das vitórias em seu próximo compromisso: o Clássico das Cores contra o Ferroviário, pelo jogo de volta das semifinais do Campeonato Cearense 2023. Para isso, Tricolor de Aço terá que superar as dificuldades encontradas em seu setor defensivo.

De acordo com dados do jornalista cearense André Almeida, o Fortaleza concedeu exatamente 13 gols em 2023. Destes, oito foram marcados pelo lado seu esquerdo de sua defesa ou tiveram a jogada originada por este setor. O número corresponde a surpreendentes 61,5%. Contra o próprio Cerro Porteño, o Leão tomou os três gols do placar agregado neste mesmo situação.

O cenário expõe a grande necessidade por soluções para uma das maiores necessidade do elenco do Fortaleza desde 2022. Zagueiros que atuam pelo lado esquerdo do campo, Ceballos não convence e Titi já não consegue manter uma boa sequência de atuações, enquanto Lucas Esteves e Bruno Pacheco, que disputam a posição de titular na lateral esquerda, ainda não mostraram a que vieram neste início de temporada.

Naturalmente, erros defensivos são responsabilidade do coletivo como um todo, mas o fato é que, enquanto a janela de transferências ainda estiver aberta, a busca por reforços para a defesa tricolor não pode acabar. O comandante técnico do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda, chegou a comentar sobre o assunto em entrevistas coletivas recentes e destacou que novas contratações não estão descartadas.

vojvoda-fortaleza
Foto: Fabiane de Paula

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Após a derrota para o Cerro Porteño e a despedida da Copa Libertadores da América, o Fortaleza não perdeu tempo e já intensificou as preparações para dar continuidade a uma temporada da melhor forma possível. Para isso, o clube do Pici voltou a analisar o mercado da bola com o objetivo reforçar o elenco comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Gabriel Barros, camisa 10 do Ituano, tem sido vinculado ao Leão nos últimos dias, mas a disputa pelo jogador promete ser das maiores.

Gabriel é bem avaliado pelo Santos de Odair Hellmann, que chegou a realizar uma oferta de empréstimo pelo jovem meio-campista, mas acabou sendo recusada pelo Ituano. O clube do interior de São Paulo possui interesse apenas na venda definitiva de sua estrela, avaliada em cerca de R$ 2 milhões. Semanas atrás, o Botafogo esteve muito próximo de acertar com o jogador de 21 anos, mas as negociações foram interrompidas após desentendimentos entre ambas partes.

O alvo do Fortaleza para 2023 foi revelado no próprio Ituano, mas possui passagem pelo Flamengo por empréstimo e foi integrado ao sub-20 do clube carioca até dezembro de 2020. Ele chegou ao Rubro-Negro como um possível “novo Gabriel Martinelli”, artilheiro do Arsenal, atual líder do Campeonato Inglês, mas não agradou a comissão técnica e retornou ao clube paulista.

gabriel-barros-fortaleza
Gabriel Barros é um dos destaques do Paulistão 2023. Foto: Cris Mattos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza ainda não estreou na atual edição da Copa do Brasil, mas já está de olho no planejamento do torneio do próximo ano. Isso porque a CBF anunciou que os meios de classificação para o certame de 2024 foram alteradas e, assim, vários clubes tradicionais já estão em alerta para não comprometerem suas respectivas próximas temporadas. Botafogo, Corinthians e Santos, São Paulo, correm sérios riscos de não participarem da competição de futebol mais democrático do país.

Ainda em 2022, a Confederação Brasileira de Futebol, CBF, promoveu alterações no regulamento da Copa do Brasil. A entidade decidiu excluir as vagas para o torneio por meio do Ranking Nacional de Clubes, o que acabou valorizando as federações de futebol de cada estado e, consequentemente, os torneios regionais. Diante disso, o Leão ainda não está garantido e possui quatro cenários possíveis para confirmar sua vaga: chegando à decisão do Campeonato Cearense 2023; consagrando-se campeão da Copa do Brasil deste ano; sendo campeão da Copa do Nordeste ou se classificando, mais uma vez, para a Libertadores.

Nesta temporada, o Fortaleza irá entrar em campo na Copa do Brasil diretamente na terceira fase, realizada na semana do dia 12 de abril e com os 90 minutos finais previstos para a semana de 26 do mesmo mês. Vale ressaltar que, nesta etapa, nenhuma equipe poderá contar com a vantagem do empate, ou seja, caso tudo seja encerrado em igualdade, a decisão irá para os pênaltis.

fortaleza-copa-do-brasil
Uma boa campanha na Copa do Brasil é um dos principais objetivos do Fortaleza em 2023. Foto: Lucas Figueiredo/CBF.