Sou Fortaleza

De volta à elite? Ex-técnico histórico do Fortaleza deve assumir clube da Série A

Foto: JL Rosa

Em sua história recente, o Fortaleza foi marcado por nomes que ajudaram a erguer o clube de seus anos de Série C até o patamar atual. Técnico conhecido pela torcida tricolor e o único a conseguir o acesso com o Leão da terceira divisão à Série B, Antonio Carlos Zago deixou o comando técnico do Bolívar, da Bolívia, nos últimos dias e seu próximo destino deve ser a elite do futebol brasileiro.

Zago estava no clube boliviano, que tem parceria com o Grupo City, desde a metade da temporada 2021. O treinador tem seu nome vinculado ao Bahia, que conseguiu o acesso à Série A do futebol brasileiro na última temporada e vive expectativa de investimentos maiores após a chegada do Grupo City na gestão de futebol do tricolor baiano. Informações da TNT Sports também colocam o Santos como possível destino do treinador, mas há uma tendência de negociações envolvendo clubes de mesmos grupos.

Em abril deste ano, o técnico paulista de 53 anos concedeu entrevista ao UOL e comentou sobre uma possível oportunidade de treinar o Bahia no futuro. Zago chegou a assumir, também, que por estarem no mesmo grupo de gestão e investimento, as chances de transferências são maiores.

“Tem a possibilidade de, no final do ano, eu sair daqui e ir para dois clubes, que já conversamos. Mas também tem a possibilidade de ficar aqui. Trabalho vem sendo bem feito, estão contentes. Esses dois clubes já existem dentro do grupo City, mas também por eu ser brasileiro tem a questão do Bahia num futuro. Quem sabe se isso não pode acontecer também? Mas são dois que eles já têm o controle”, disse o ex-zagueiro multicampeão no futebol brasileiro e europeu.

Zago deixou o time boliviano após o título nacional e, consequentemente, a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores 2023. Pelo comando técnico do Bolívar, ele somou 42 vitórias, 12 empates e 13 derrotas, com 162 gols marcados e 68 gols sofridos em 67 partidas. Além do Fortaleza, Antônio Carlos Zago também possui passagens por clubes como Palmeiras, Internacional, Juventude, Red Bull Bragantino e Kashima Antlers, do Japão.