Sou Fortaleza

Contra o Corinthians, Fortaleza realiza ação contra o racismo; veja

Foto: Dudu Oliveira / Fortaleza

Nesta quarta-feira, 2,  o Fortaleza recebeu o Corinthians na Arena Castelão, em partida válida pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro e ficou no empate sem gols com o clube paulista. Com o resultado, o time comandado por Marcelo Chamusca permanece na 9ª colocação da tabela de classificação com 30 pontos conquistados.

Entretanto, outro fato também chamou atenção na partida desta quarta-feira. Os jogadores negros do Fortaleza, como Bergson, Tinga e David, entraram em campo com alvo no lugar das tradicionais listras tricolores nas costas. O movimento adotado pelo clube tricolor foi intitulado “Alvos do Racismo”.

A ideia da diretoria do Fortaleza é passar a mensagem de ser contra a discriminação dentro e fora dos campos. Pela lei do esporte, a injúria racial, quando praticada pelos torcedores, não é enquadrada como crime de racismo. A campanha, além de estimular as discussões e combate à violência racial, busca reivindicar que essas situações sejam enquadradas nas leis.

A ação foi criada e desenvolvida pela HavasPlus. De acordo com o último relatório do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, as ocorrências de injúria racial dentro do universo do futebol em 2019 cresceram 27,2%, se comparadas com 2018.