Sou Fortaleza

Conheça 4 Fatos curiosos sobre a Copa Sul-Americana de futebol

A Copa Sul-Americana é uma das competições mais prestigiadas do continente, sendo jogada por grandes times da América do Sul, o que desperta paixão e rivalidade nos torcedores. Enquanto muitos ainda focam principalmente na Copa Libertadores, a Copa Sul-Americana tem ganhado cada vez mais destaque, atraindo a atenção de times que, apesar de não estarem na principal competição do continente, ainda estão brigando para ter um troféu internacional e isso faz muita diferença.

Dessa forma, a Copa Sul-Americana está ocupando um lugar especial no coração de vários torcedores brasileiros e também de outros países do continente. Muitos times de grande torcida, como é o caso do Fortaleza, focam em uma possibilidade real de vencer uma competição internacional pela primeira vez em sua história. Para se ter uma ideia de como a competição se tornou popular nos últimos anos, sites de apostas online movimentam uma grande quantidade de apostadores em dia de confrontos da Copa Sul-Americana.

Nesse artigo, buscamos falar um pouco mais sobre algumas curiosidade dessa competição que está se tornando uma das maiores do cenário internacional. Confira:

1 – Supremacia Argentina

Assim como é na Copa Libertadores, os times argentinos possuem a maior quantidade de títulos. Os “Hermanos” conquistaram a competição por 9 vezes, já os brasileiros conseguiram o feito em apenas 5 ocasiões, contando com o bicampeonato do Athletico Paranaense e o título da Chapecoense em 2016.

2 – Nenhum brasileiro participou da primeira edição do torneio

Na sua primeira edição, a Copa Sul-Americana não teve o envolvimento de times brasileiros, devido à falta de espaço no apertado calendário. Nos dois anos subsequentes, o Brasil conquistou um total de 12 vagas, proporcionando uma maior participação nacional. No entanto, em 2005, esse número de vagas foi ajustado para oito, ainda com a perspectiva de adicionar um clube extra caso este tivesse conquistado a edição anterior da Sul-Americana. Já em 2017, o contingente de vagas destinado ao Brasil foi novamente reajustado, agora para seis, porém, com a adição da possibilidade de inclusão de times provenientes da Copa Libertadores do mesmo ano.

3 – Maior goleada, mas com gosto amargo

No ano de 2022, o Fluminense protagonizou um jogo para a história, no qual precisava conquistar uma vitória com uma margem de seis gols de diferença para assegurar a sua classificação. No decorrer do primeiro tempo, o placar favorável aos cariocas atingiu a marca de 6 a 1. A equipe do Fluminense manteve sua avassaladora performance na segunda etapa, anotando mais quatro gols. Contudo, mesmo com essa impressionante goleada, a equipe foi desclassificada devido a outras combinações de resultados que possibilitaram a classificação do Unión-ARG e do Junior Barranquilla, da Colômbia.

4 – Goleador máximo da competição

O maior artilheiro da Copa Sul-Americana é o argentino Hernán Barcos, que já teve passagens por importantes times brasileiros. “O pirata” tem 19 gols que foram marcados em suas passagens pela LDU Quito, Palmeiras e Atlético Nacional. A marca de Barcos foi atingida ainda em 2018 e permanece intacta até os dias atuais.