Sou Fortaleza

OPINIÃO: Abram alas para o retorno do Leão à Libertadores!

Foto: Thiago Gadelha/ SVM.

O Fortaleza entra em campo na próxima quinta-feira, 23, em um dos jogos mais importantes de toda a temporada, mesmo com apenas 10 partidas disputas em 2023. Pelo segundo ano consecutivo, o Leão irá participar da maior competição de clubes de futebol da América do Sul como o único representante do Nordeste e, pessoalmente, não consigo deixar de recordar o quão difícil foi a trajetória do clube para chegar até aqui. Nada vem fácil para o Tricolor do Aço.

Seja o acesso à Série B do Brasileirão ou a conquista da surpreendente classificação para a Libertadores após deixar a lanterna do campeonato ao fim do primeiro turno. Contra tudo e contra todos, o Fortaleza segue crescendo e avançando no cenário do futebol nacional e, agora, no internacional também. O torcedor tricolor está vivenciando diante de seus olhos a era mais vitoriosa dos 104 anos do clube do Pici. É preciso valorizar isso, mas manter os pés no chão. A soberba não combina com o Leão.

Apesar do Fortaleza ser superior ao seu adversário no que diz respeito a entrosamento e qualidade técnica individual, os jogos da Libertadores sempre podem surpreender. É como o próprio técnico Juan Pablo Vojvoda afirmou em entrevista concedida recentemente, respeitar o Deportivo Maldonado é fundamental. No entanto, não se pode respeitar demais. Apesar dos desfalques, o Tricolor de Aço possui força o suficiente para definir o confronto ainda no primeiro confronto, caso consiga exercer sua superioridade dentro de campo desde o apito inicial.

Em uma decisão de 180 minutos, acredito que o clube que decide em casa sempre leva vantagem, pois já realizam as atividades preparatórias com o conhecimento de quanto é necessário para atingir o seu objetivo. Para o azar do clube do Uruguai, além do fator mencionado anteriomente, o Fortaleza receberá o seu oponente em uma Arena Castelão completamente lotada, com uma torcida que irá apoiar o time do início ao fim. Vojvoda e seus jogadores de confiança sabem da responsabilidade que têm em suas costas.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.