Sou Fortaleza

Após final de temporada, Arena Castelão encerrou 2022 como estádio com mais jogos realizados no Brasil

Foto: Karim Georges/Fortaleza EC

Casa do Fortaleza durante toda a temporada, o gramado da Arena Castelão foi alvo de inúmeras críticas de jogadores, técnicos e dirigentes durante o ano de 2022. Pelo segundo ano consecutivo, o estádio foi o mais utilizado do futebol brasileiro e superou outras históricas praças esportivas como Maracanã e Mineirão, no Rio de Janeiro e Minas Gerais, respectivamente.

Ao todo, o Castelão recebeu 73 partidas entre torneios nacionais e internacionais. Dentre esse alto número de jogos, sete ocorreram pelo Campeonato Cearense, 13 pela Copa do Nordeste, seis da Copa do Brasil, 38 da Série A do Campeonato Brasileiro, cinco da Copa Sul-Americana e quatro pela Copa Libertadores da América. A média é de uma partida a cada cinco dias, igualando a marca de 2019.

Apesar de surpreendente pelo excesso, o número não supera o ano de 2021, quando foram disputados 83 jogos. Em decorrência dos jogos suspensos por conta da pandemia de Covid-19, a média ficou em uma partida a cada 4,3 dias.

O gramado da Arena Castelão será completamente modificado e a previsão de conclusão é entre os dias 10 e 15 de fevereiro. O cronograma não atrapalha o jogo do Fortaleza pela Pré-Libertadores. Já o Campeonato Cearense terá início no dia 15 de janeiro.

De acordo com a Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), a proposta é que o Clássico-Rei seja realizado no Castelão somente após a finalização da troca do gramado, mas Fortaleza e Ceará irão participar da competição já na primeira fase. Ainda há indefinição por parte dos responsáveis pelas obras e calendários dos clubes cearenses.