Sou Fortaleza

Adversário do Fortaleza, Vojvoda irá enfrentar Palestino pela 5ª vez em sua carreira; confira retrospecto

vojvoda-fortaleza
Foto: Mateus Lotif.

O primeiro adversário do Fortaleza em sua campanha na Copa Sul-Americana 2023 marcará um confronto inédito na história do Tricolor do Pici. A equipe comandada por “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda jamais enfrentou o Palestino, do Chile, em sua história. O treinador argentino, por outro lado, já não pode dizer o mesmo e o seu retrospecto contra o clube chileno não é dos melhores.

O atual comandante técnico do Fortaleza já enfrentou o Palestino em suas passagens pelo Union La Calera, do Chile, e o Talleres, da Argentina. Ao todo, Vojvoda possui uma vitória, duas derrotas e um empate diante dos Baisanos, entre Copa Libertadores da América e Campeonato Chileno. Pelo Tricolor de Aço, no entanto, o argentino irá disputar seu quinto confronto contra os “árabes”, como são conhecidos, e busca reverter o histórico desfavorável.

Na fase de grupos da Copa Sul-Americana 2023, seis rodadas serão disputadas antes da definição das equipes classificadas para a próxima etapa. Os primeiros confrontos da competição internacional serão disputados entre 4 de abril e 29 de junho e a grande final está marcada para o dia 28 de outubro, em Montevidéu, no Uruguai. A expectativa é que o Fortaleza avance para as oitavas de final e supere sua última campanha, em 2020, sob o comando do técnico Rogério Ceni.

CONFIRA O RETROSPECTO DE VOJVODA CONTRA O PALESTINO

Campeonato Chileno 2020: Palestino 3×1 La Calera
Campeonato Chileno 2020: La Calera 1×0 Palestino
Libertadores 2018: Palestino 2×1 Talleres
Libertadores 2018: Talleres 2×2 Palestino

Palestino será o primeiro adversário do Leão na Copa Sul-Americana 2023. Foto: CONMEBOL.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Após o anúncio oficial de Vinícius Zanocelo e Bernardo Schappo como as duas mais novas contratações do Fortaleza visando a disputa da Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Série A do Brasileirão, o Tricolor do Pici segue movimentando o mercado da bola em busca de novas opções para o elenco de jogadores à disposição de “El Jefe” Vojvoda. Agora, o Leão parece estar de olho em David Braga, atacante do Athletic-MG.

De acordo com informações do renomado jornalista Jorge Nicola, o Fortaleza realizou sondagens pelo jogador de 21 anos que esteve emprestado ao Athletic para a disputa do Mineirão 2023, mas pertence ao Desportivo Brasil-SP. O Vasco da Gama e o Atlético Mineiro também demonstraram interesse em uma possível transferência do atleta, mas ainda não houve qualquer tipo de proposta formalizada.

Apesar de não ter anotado gols ou assistências em nenhuma das seis partidas disputadas na atual temporada, David Braga é muito bem avaliado por clubes da Série A que enxergam potencial para evolução e amadurecimento no jovem atacante. Defendendo a camisa do Athletic, o jogador chegou às semifinais do Campeonato Mineiro 2023.

David Braga atraiu o interesse de diversos clubes brasileiros após se destacar no Campeonato Mineiro 2023. Foto: Cris Mattos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Após ter se despedido da Copa Libertadores da América na terceira e última fase preliminar, o Fortaleza passou a fazer parte das equipes que representam o Brasil na Copa Sul-Americana de 2023. O Tricolor de Aço estreia na noite da próxima quarta-feira, 5, contra o Palestino, do Chile, na Arena Castelão, e poderá contar com cinco novos reforços no elenco que irá disputar a competição continental.

O Fortaleza correu contra o tempo, mas conseguiu realizar a inscrição de cinco novos atletas na lista de jogadores relacionáveis para a sua campanha no torneio da CONMEBOL. As duas últimas contratações de peso do Leão, Vinícius Zanocelo e Bernardo Schappo já foram regularizados e estarão à disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda para o confronto diante do Palestino. Além disso, o zagueiro Alix Vinícius, após retornar de empréstimo junto ao Volta Redonda, e os goleiros Maurício Kozlinski e Bruno Guimarães também compõem a lista.

Pela primeira vez na história, a CONMEBOL confirmou que irá desembolsar bônus pela primeira vez às equipes vencedoras dos jogos da das fases de grupos da Libertadores e da Sul-Americana. Para o Fortaleza, isso significa que, a cada vitória, 100 mil dólares (aproximadamente R$ 527 mil) serão depositados aos cofres do clube. Com seis partidas a serem disputadas nas primeiras rodadas, o Tricolor de Aço pode receber até 600 mil dólares, cerca de R$ 3 milhões por triunfo. De acordo com a Confederação, a decisão foi tomada com o intuito de “reconhecer os méritos esportivos”.

fortaleza-reforcos
Zanocelo e Bernardo Schappo podem estrear pelo Leão na Copa Sul-Americana. Foto: Mateus Lotif.