Sou Fortaleza

OPINIÃO: Messi e Vojvoda têm mais em comum do que parece

Foto: ASCOM Fortaleza EC

Lembro que a primeira e única vez que vi Juan Pablo Vojvoda pessoalmente foi na Praia do Porto das Dunas, com sua família. Eu estava trajado com a camisa da Argentina. Sua esposa se aproximou e disse para mim: “Gostei da camisa”. Passaram-se cinco minutos e Vojvoda repetiu o elogio. Obviamente, tirei uma foto com o técnico do Leão e ele foi super simpático. Ali, pude perceber duas coisas que ele valorizava, a Argentina e sua família.

Não conheci Lionel Messi pessoalmente, mas sua vida documentada pela imprensa mostra que a relação com a Argentina e sua família são tão próximas quanto a bola no seu pé em suas tantas arrancadas históricas.

A pergunta que fica é: por qual motivo essa relação com família e seleção é tão próxima? Algumas coisas ajudam a entender essa semelhança. Vojvoda se formou como jogador e treinador no time do coração de Messi, o Newell’s Old Boys. A equipe argentina teve em sua história recente um técnico chamado Marcelo Bielsa, que transformou a história de um clube sem dinheiro em um formador de talentos.

Vojvoda e Messi têm, em suas raízes, o futebol como paixão, como uma ferramenta para construir relacionamentos. Eles se expressam com a bola no pé ou em como pensam o jogo e não têm a real noção do que representam para suas torcidas. Talvez, por conta disso, sejam tão simples no trato.

O Fortaleza, mais do que qualquer outra torcida, trata seus ídolos como a torcida Argentina trata os seus. Idolatria nas músicas, nas imagens e sofrem como um tango. No entanto, ultimamente, ambos se acostumaram a ter a glória no final.

Messi nunca passou perto de ser treinado por Vojvoda, mas a torcida do Fortaleza tem um Messi para chamar de seu desde maio de 2021, o melhor da história do futebol é argentino e o da história do Fortaleza também!

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.