Sou Fortaleza

OPINIÃO: A chave tem que virar no Fortaleza

fortaleza-calebe
Foto: Thiago Gadelha/SVM.

O pentacampeonato foi e é um dos títulos mais importantes da história do Fortaleza, mas não é objetivo primordial na temporada. Uma boa campanha na Série A do Campeonato Brasileiro de 2023 surge como uma grande garantia de que uma das eras mais vitoriosas do Leão continue.

Há uma tentação grande pelas copas, mas elas não garantem o crescimento exponencial do Fortaleza. A temporada passada ensinou a diretoria a olhar para o elenco com maior atenção, mas tem que existir uma hierarquização de competições, com o Brasileirão lá no topo.

Existe algo característico em jogos grandes que atrapalhou o Fortaleza durante o ano passado e não pode se repetir em 2023. O desgaste mental é muito maior em uma partida decisiva de copa ou em clássicos do que um jogo que vale “apenas” três pontos, pois, como há uma redução de espaço e muita tensão envolvida, o que demanda muito mais técnica em cada tomada de decisão dos jogadores em campo.

A gestão do elenco na Copa Sul-Americana e Copa do Brasil é fundamental para que, no Brasileirão, a escalação seja a melhor possível. Olhar para a parte física é essencial, mas cada jogo merece atenção na carga cognitiva interna e externa. O penta já existe e todos nós sabemos, mas a consolidação do Fortaleza entre os gigantes do futebol nacional passa por cada ponto conquistado na Série A.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.