Sou Fortaleza

OPINIÃO: Há dias em que é difícil ser racional

moises-fortaleza
Foto: Kid Júnior SVM

No futebol, muitas vezes deixamos a razão de lado e, ao se tratar do Fortaleza, não poderia ser diferente. A emoção envolta nas paixões do jogo dificulta que façamos análises lúcidas de tudo o que acontece, seja dentro ou fora das quatro linhas.

Neste espaço, sempre busco ser justo e fazer leituras baseadas na realidade concreta, de maneira tranquila e comedida. Hoje, após a vergonhosa derrota para o Estudiantes de Mérida pela Copa Sul-americana na última terça-feira, 6, é um dia difícil para isso.

Do ponto de vista racional, algumas questões sobre o jogo podem ser ponderadas. O fato de a partida ser distante de nossos domínios, o gramado ruim, uma possível invasão no pênalti perdido de modo bizarro por Silvio Romero… Entretanto, nada ameniza a vergonha sentida pelo torcedor tricolor.

Sabemos que esse time, essa comissão técnica e essa diretoria já fizeram história pelo Tricolor de Aço. Os feitos e as conquistas estão na marcados para sempre e ninguém pode apagá-los. Porém, comprometimento é um valor que deve ser mostrado todos os dias, em qualquer jogo. E na partida na Venezuela não foi.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Alexsandro Amorim de Freitas Filho, popularmente conhecido apenas como Amorim, foi um dos principais destaques do Fortaleza de Leandro Zago na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023. O atleta disputou seis partidas, marcou dois gols e, após o fim da campanha do Leãozinho na competição, foi convocado pela comissão técnica para treinar junto com o elenco principal. Na derrota para o Estudiantes de Mérida, na Venezuela, a joia do Tricolor do Pici recebeu de Juan Pablo Vojvoda a oportunidade de entrar em campo na Sul-Americana e fazer sua estreia na segunda maior competição de clubes de futebol da América do Sul.

A promessa das categorias de base do Fortaleza estreou em competições internacionais ao entrar em campo no lugar de Calebe, aos 26 minutos do segundo tempo, no confronto disputado no Estádio Metropolitano de Mérida, na última terça-feira, 6. Apesar do último compromisso da temporada ter ficado marcado negativamente por uma das piores apresentações da equipe comandada por “El Jefe” em toda a temporada, o jogo ficará guardado para sempre na memória do jovem meio-campista, que promete brilhar em seu futuro vestindo a camisa vermelha, azul e branca, de acordo com o Presidente Marcelo Paz.

“Em breve, o Amorim vai estar brilhando pelo Fortaleza. Jovem da terra, talentoso e é um investimento do clube para manter aqui com mais tempo de contrato. Tem todo o perfil para dar resultados esportivos e ser mais um representante da nossa categoria de base. Então, a gente está tratando ele com muito cuidado, carinho, no tempo certo para que ele possa desenvolver com todo suporte de fisiologia, preparação física e psicológica”, afirmou o mandatário do Fortaleza no anúncio da renovação contratual de Amorim até 2027.

Amorim fez sua estreia em competições internacionais ao entrar em campo na Sul-Americana. Foto: Matheus Amorim.

VOCÊ VIU? Após derrota na Sul-Americana, Fortaleza alcança sequência surpreende como visitante em 2023

O Fortaleza entrou em campo na noite da última terça-feira, 6, pela quinta rodada da Copa Sul-Americana. Diante da equipe do Estudiantes de Mérida-VEN, o Leão fez uma de suas piores partidas de toda a temporada e acabou surpreendido na Venezuela por uma derrota de 1 a 0, encerrando sua sequência invicta na competição internacional e o 100% de aproveitamento que ostentava. O revés expôs uma das maiores dificuldades da equipe de Juan Pablo Vojvoda em 2023: o desempenho como visitante.

Com a derrota para o clube venezuelano, o Fortaleza chegou à sua quinta partida consecutiva sem vencer fora de casa. Ao total, já são três derrotas e dois empates, o que faz desta sequência longe do torcedor tricolor a pior de toda a temporada. A última vitória longe da Arena Castelão ocorreu no dia 26 de abril, quando o Tricolor de Aço superou a equipe do Águia de Marabá por 2 a 0, no Estádio Mangueirão, pela Copa do Brasil. A partir disso, o clube do Pici foi superado como visitante por Palmeiras, América-MG e o próprio Estudiantes de Mérida, além dos empates com Corinthians e Grêmio.

Para o próximo compromisso da temporada, o Fortaleza sabe da importância de “virar a chave” e voltar a focar em um dos maiores desafios do primeiro turno da Série A do Campeonato Brasileiro. Pela décima rodada do Brasileirão, o Tricolor de Aço irá entrar em campo contra o Botafogo, fora de casa, no estádio Nilton Santos, às 21h (horário de Brasília) do próximo sábado, 10, em busca de reconquistar a confiança com uma vitória sobre o líder da competição.

fortaleza-botafogo
Próximo compromisso do Fortaleza na temporada será diante do Botafogo, o líder da Série A. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.