Sou Fortaleza

OPINIÃO: O Fortaleza ainda precisa de Lucas Crispim?

fortaleza-crispim
Foto: ASCOM Fortaleza EC.

Todo torcedor do Fortaleza que acompanhou a temporada de estreia de Juan Pablo Vojvoda no comando do clube deve lembrar de ter prestigiado atuações brilhantes de Lucas Crispim como ala-esquerdo. Na realidade, o camisa 10 do Leão foi um dos principais destaques da equipe que alcançou a quarta colocação no Campeonato Brasileiro de 2021, reinventando o seu futebol em uma posição na qual jamais havia jogado antes na carreira.

Meia de origem, Crispim se tornou um jogador tão importante para o primeiro e clássico 3-5-2 de Vojvoda que passou a ser um dos principais responsáveis pela queda de rendimento da equipe apenas por ter se lesionado. Naquela temporada, não havia um reserva imediato para o flanco esquerdo do Fortaleza e o time encontrou grandes dificuldades na disputa de competições de alto nível com um elenco tão curto e limitado. Com o camisa 10 em campo, o Leão se tornava um time muito mais forte e competitivo, por isso suas lesões afetaram tanto a performance do grupo.

Entretanto, em 2023, a realidade é completamente diferente. O meio-campista de 28 anos já não possui uma sequência de jogos em sua posição de origem há anos e isso se dá, principalmente, pela forte concorrência pela posição de meia armador titular do Fortaleza. Atualmente, Crispim é preterido por Pochettino e Calebe.

Além disso, “El Jefe” Vojvoda e sua comissão técnica foram se adaptando cada vez mais ao que o futebol brasileiro exige, o que significava novas funções, modelos de jogo e, sobretudo, um novo esquema tático. Com o passar do tempo e a ascensão de atletas como Juninho Capixaba e Bruno Pacheco na lateral esquerda, Lucas Crispim passou a não ter mais espaço na equipe titular nem mesmo na posição que o consagrou com a camisa vermelha, azul e branca.

Diante disso, é natural que surjam questionamentos por parte da torcida tricolor e imprensa local sobre a real necessidade de se manter um jogador com um salário relativamente alto no elenco, visto que a tendência é que Lucas Crispim receba ainda menos minutos em campo após a chegada de um novo lateral-esquerdo na próxima janela de transferências.

No entanto, Crispim possui a confiança do treinador argentino do Fortaleza e o respaldo por todo o trabalho realizado durante a passagem de Vojvoda pelo Pici. Se ignorarmos a ambição de um atleta profissional em ser titular absoluto de sua posição, é fundamental para a manutenção do nível técnico do grupo leonino que o camisa 10 siga focado no cotidiano do clube, interessado e preocupado com o seu desempenho individual e coletivo. E, quem sabe, com a confiança em dia, o jogador tem futebol até mesmo para voltar a entrar em campo como um verdadeiro “camisa 10”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Apesar da última janela de transferências ter chegado ao fim, o Fortaleza segue trabalhando nos bastidores para encaminhar novas contratações que cheguem ao Pici em julho para a disputa da Copa Sul-Americana e Série A do Campeonato Brasileiro. Após a saída do atacante Moisés, o Leão passou a analisar possíveis substitutos para suprir a ausência de um de seus principais jogadores e Jefferson Savarino parece ser o principal alvo da equipe comanda por Juan Pablo Vojvoda na reabertura do mercado da bola.

De acordo com informações do jornalista Alex Bispo, o Fortaleza é o principal candidato na disputa pela transferências do camisa 10 do Real Salt Lake-EUA. Ao que tudo indica, o Pici é o provável destino do venezuelano de 26 anos na próxima janela de transferências, mas ainda não há nenhum tipo de pré-acordo ou proposta formalizada pelo Leão. O São Paulo e o Vasco da Gama também demonstraram interesse na situação de Savarino, que pode retornar ao Brasil após passagem pelo exterior.

Aos 26 anos, Jefferson Savarino é um velho conhecido do futebol brasileiro. Entre 2020 e 2022, o atacante defendeu o Atlético-MG em 99 oportunidades, mas nunca conseguiu se firmar como titular absoluto do Galo. No Real Salt Lake, por outro lado, o venezuelano é um dos principais jogadores do time e já acumula 12 gols e cinco assistências em 33 jogos disputados na Major League Soccer, MLS.

Savarino pode acabar vestindo a camisa do Leão em 2023. Foto: Pedro Souza.

VOCÊ VIU? Caio Alexandre solta o verbo no Fortaleza e dispara contra gramado do Castelão: “Atrapalhando…”

Desde que retornou ao futebol brasileiro em 2022, após passagem pela MLS, Caio Alexandre tem sido um dos principais destaques não apenas do Fortaleza, mas de todo o Brasil. O volante não precisou de muito tempo de adaptação para se tornar um dos homens de confiança do técnico Juan Pablo Vojvoda e, naturalmente, assumir a titularidade absoluta no meio de campo tricolor. Após o apito final da partida entre Leão e Bahia, o jogador de 24 anos não escondeu sua insatisfação com o gramado da Arena Castelão.

“Acho que o gramado também está dificultando muito para a gente. É um gramado que está muito ruim, nossa equipe é uma equipe que gosta de um jogo muito rápido, acelerar a partida, só que por vezes o gramado está atrapalhando um pouco o domínio, para acelerar o jogo”, declarou o camisa 8 do Fortaleza, mais um jogador a expor a problemática situação de um dos principais estádios do Brasil.

A reforma da Arena Castelão foi iniciada em novembro de 2022, sob responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Para além da troca completa do gramado do estádio, reformas nos banheiros, vestiários, iluminação e telões também foram priorizadas, mas os espaços reservados para os torcedores, principalmente os populares, ainda continuam a ser negligenciados pelos órgãos responsáveis.

caio-alexandre-fortaleza
Caio Alexandre caiu nas graças do torcedor tricolor. Foto: Mateus Lotif.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.