Sou Fortaleza

OPINIÃO: A vitória da autoestima

fortaleza-lucero
Foto: Kid Júnior/SVM.

Na noite da última quarta-feira, 31, o Fortaleza se despediu da Copa do Brasil sendo eliminado pelo Palmeiras, mesmo o vencendo por 1 a 0. Entretanto, o sentimento que ficou da ocasião não foi de todo ruim. Predominou autoestima e esperança ao invés de lamentações.

Todos sabiam que reverter o placar de 3 a 0 do jogo de ida era muito difícil. Mesmo assim, a torcida Tricolor compareceu e apoiou a equipe do início ao final. Quem foi ao Castelão sentiu um clima bom e leve. Nem parecia que se tratava de uma queda em uma competição.

Apesar da eliminação, o Leão envolveu o Palmeiras e jogou melhor durante os 90 minutos. Resultados são importantes, claro. Porém, garra, vontade e solidez de trabalhos são fundamentais para qualquer processo.

Foi uma vitória que não trouxe a classificação almejada, mas deu ânimo à torcida. O Tricolor saiu do estádio acreditando que seu time tem capacidade de seguir crescendo e galgar posições de destaque em qualquer competição que dispute. E esse sentimento de esperança nada pode apagar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

O Fortaleza entrou em campo na noite da última quarta-feira, 31, diante de uma das melhores equipes do futebol sul-americano. Em uma Arena Castelão lotada, com mais de 43 mil torcedores presentes, o Tricolor venceu o Palmeiras de Abel Ferreira por 1 a 0, mas acabou se despedindo da Copa do Brasil nas oitavas de final pelo placar agregado de 3 a 1, construído pelo clube paulista no duelo de ida. O técnico do Leão, Juan Pablo Vojvoda, participou de entrevista coletiva pós-jogo e destacou suas impressões sobre o confronto que marcou a despedida de sua equipe da competição.

“Havíamos falado com os jogadores que tínhamos que enfrentar um primeiro tempo com inteligência, sem fazer loucuras, e continuar na partida até o último minuto. Então, eu acho que fizemos isso.  Tivemos finalizações, enquanto o adversário não teve oportunidades. No segundo tempo, fizemos o que tínhamos que fazer. Tomamos mais riscos, deixamos muito mais espaços atrás, mas tampouco sofremos. Nós contagiamos o torcedor e eles nos ajudam. Estamos unidos nisso e eu quero, primeiro, parabenizar e agradecer meus jogadores pelo esforço. Agradecer também ao torcedor pelo apoio, dizer que vamos necessitar muito deles e que vamos responder como o time respondeu hoje”, declarou o treinador argentino do Fortaleza.

Após dar adeus à Copa do Brasil 2023, o próximo compromisso do Fortaleza é dos mais importantes para sua campanha na Série A do Campeonato Brasileiro. Em mais um duelo de Tricolores de Aço na atual temporada, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda irá receber a equipe do Bahia no Castelão, às 16h (horário de Brasília) do próximo sábado, 3, em busca de se reaproximar do G6 e conquistar a classificação para a Libertadores 2024, seu objetivo máximo.

Leão venceu o Palmeiras por 1 a 0, com gol de “El Gato” Lucero. Foto: Davi Rocha.

VOCÊ VIU? Diante de 43 mil tricolores, Fortaleza derrota Palmeiras e “cai de pé” na Copa do Brasil

O Fortaleza se despediu da Copa do Brasil 2023 na noite da última quarta-feira, 31, após vencer o Palmeiras de Abel Ferreira por 1 a 0 na Arena Castelão, mas ter sido superado no placar agregado de 3 a 1. Sob os olhares de pouco mais de 43 mil torcedores, o Leão não decepcionou e partiu para cima de seu adversário, uma das melhores equipes não apenas do futebol brasileiro, mas de todo o continente.

Desde o início da partida, o Fortaleza buscou tomar as iniciativas ofensivas contra seu adversário, mas encontrou dificuldades para encontrar espaços à frente de uma defesa sólida, liderada pelo zagueiro paraguaio Gustavo Gómez, um dos melhores do Brasil. Jogando com uma larga vantagem ao seu favor, o Palmeiras abdicou do ataque e passou a adotar uma postura mais reativa. No segundo tempo, a equipe comandada por “El JefeVojvoda criou mais oportunidades e chegou a abrir o placar com Juan Martín Lucero, mas não foi o suficiente: o Leão foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil, mas não deixou nada a desejar.

Agora, após uma dura eliminação contra o Palmeiras, o Tricolor de Aço terá que “virar a chave” o quanto antes e voltar a focar nas duas únicas competições que ainda restam na temporada: a Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro. No torneio internacional, o Fortaleza possui 100% de aproveitamento e é o líder isolado de seu grupo na primeira fase, enquanto na elite do futebol nacional, segue avançando para consolidar no G6 e conquistar a classificação para a Libertadores 2024, seu objetivo máximo.

fortaleza-palmeiras
Leão lutou até o fim, mas não conseguiu superar a larga vantagem construída pelo Palmeiras no duelo de ida. Foto: Leonardo Moreira.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.