O Fortaleza é o atual campeão da Copa do Nordeste, mas não é exatamente por isso que o Tricolor do Pici segue firme no topo do futebol da região. Para além de títulos expressivos como o da Copa do Brasil de 2008 do Sport ou investimentos multimilionários como o do Grupo City no Bahia, o Laion mantém a soberania dos últimos anos como fruto de um trabalho sustentável, coerente e de alto nível realizado pela gestão de Marcelo Paz.
Fortaleza é a grande referência do futebol nordestino em 2024
Estava errado quem acreditava que o título da Série B seria a conquista mais importante do Leão em sua história. As duas classificações consecutivas para a Libertadores e o vice-campeonato da Copa Sul-Americana praticamente encerram qualquer comparação entre o Fortaleza e seus demais rivais do Nordeste. Em 2024, a equipe de Juan Pablo Vojvoda já encaminhou a sua vaga na próxima edição do principal torneio da CONMEBOL e também estabeleceu um novo recorde de pontos somados por um clube nordestino na era de pontos corridos do Brasileirão.
Obviamente, não é possível comparar as recentes conquistas do Fortaleza com os títulos de Sport e Bahia, por exemplo. Mas é bem verdade que as taças foram levantadas há mais de dez anos atrás, um momento completamente diferente da situação atual do futebol nordestino. É difícil até mesmo relembrar as últimas participações do Rubro-Negro e Esquadrão em Libertadores. Hoje, o Laion é a grande referência da região e isso é incontestável.
Leia mais:
Quer receber novidades do Tricolor de Aço no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo EXCLUSIVO para notícias do Leão!
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.