Sou Fortaleza

OPINIÃO: Matheus Rossetto, o novo “regista” do Fortaleza

Foto: Viktor Araújo/FEC.

Entre os últimos jogadores contratados pelo Fortaleza para 2024, o volante Matheus Rossetto foi, definitivamente, um dos principais acertos do departamento de futebol do clube. Vindo diretamente da Major League Soccer (MLS), o camisa 16 do Leão está cada vez mais adaptado à proposta de jogo do técnico Juan Pablo Vojvoda e acirrou ainda mais a disputa pela titularidade no meio-campo tricolor.

Rossetto vem se adaptando cada vez mais ao modelo de jogo do Fortaleza

Rossetto Fortaleza
Foto: Felipe Cruz/FEC.

No entanto, Rossetto agregou um tipo específico de qualidade técnica individual que nenhum outro atleta do Fortaleza possui e que havia se tornado uma das carências do elenco desde a saída de Caio Alexandre para o Bahia. Embora tenham suas diferenças, o futebol dos volantes se assemelha em muitos aspectos e ambos são considerados “registas” de altíssimo nível da Série A.

O termo não é tão popular no Brasil, mas “regista” se refere a um tipo específico de meio-campista armador: aquele que comanda e inicia a construção do jogo a partir da primeira linha tática à frente da defesa. Guardadas as devidas proporções, Caio Alexandre e Matheus Rossetto desempenham a mesma função popularizada pelo volante Pirlo no auge de sua carreira.

Apesar de Rossetto ainda não ter se firmado como titular do Leão por questões físicas, táticas e, sobretudo, pelas frequentes rotações no elenco promovidas por “El JefeVojvoda, o meio-campista de 28 anos vem se destacando cada vez mais por jogar “de terno” no meio-campo do Fortaleza, com classe, precisão e objetividade em sua tomada de decisões. Caso mantenha o mesmo nível das últimas partidas, deve se tornar uma peça das mais importantes para a disputa do returno da Série A e mata-mata da Copa Sul-Americana.

Fortaleza
Foto: Mateus Lotif/FEC.

Quer receber novidades do Tricolor de Aço no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo EXCLUSIVO para notícias do Leão!

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.