Sou Fortaleza

OPINIÃO: A dura missão de substituir Moisés

fortaleza-moises
Foto: Diário do Nordeste.

O Fortaleza mostrou ao Brasil mais uma vez toda a força de uma gestão autossuficiente e comprometida com o crescimento e o futuro do clube ao anunciar a maior venda da história do futebol nordestino. O Leão chegou a um acordo pela venda de 90% dos direitos econômicos de Moisés por R$ 24,5 milhões, e o camisa 21 já se despediu do Pici rumo ao Cruz Azul, do México, para dar início ao próximo grande passo de sua carreira.

Apesar das negociações terem sido bastante vantajosas para o Fortaleza em uma perspectiva financeira, a saída de um dos principais destaques do equipe comandada por “El Jefe” Juan Pablo Vojvoda, causa uma grande lacuna no elenco tricolor. Romarinho e Guilherme são alternativas para ocupar a vaga deixada por Moisés no time titular, mas não possuem a mesma consistência e qualidade técnica que o atacante de 26 anos, trazendo à tona a desconfiança do torcedor do Leão.

Em relação às especulações do mercado da bola para a abertura da próxima janela de transferências, Jefferson Savarino, ex-Galo, surgiu como o primeiro e principal alvo do Fortaleza e o camisa 10 do Real Salt Lake-EUA parece estar disposto a retornar ao Brasil após uma passagem de alto nível pela MLS. Breno Lopes, do Palmeiras, e Marinho, do Flamengo, também foram vinculados ao Tricolor do Pici, mas a transferência de ambos não parece realística se levarmos em consideração o momento atual de suas carreiras.

Nos últimos dias, um nome em específico surgiu como o grande sonho dos torcedores tricolores: Everton Cebolinha. Cria da base do Leão, o jogador não se firmou como titular no Flamengo desde a sua chegada ao Rio de Janeiro, mas tem entrado em campo com bastante frequência, independente de quem seja o treinador no comando do Rubro-Negro. Um contrato de empréstimo em que o Fortaleza assumisse o salário integral do atacante seria o modelo perfeito de negócio, mas não parecer existir qualquer interesse da parte dos dois clubes até o momento e o Leão não deve acionar sua multa rescisória por conta dos altos valores envolvidos. Ora, mas não tem problema. Sonhar é de graça, não é mesmo?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Após muitas especulações e pressão da torcida, o Fortaleza enfim acertou a contratação do tão esperado zagueiro canhoto na última janela de transferências. Bernardo Schappo, de 24 anos, chegou a Pici como uma possível solução para as fragilidades defensivas apresentadas pela equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda, porém, o defensor segue aguardando pela sua estreia com a camisa vermelha, azul e branca na atual temporada.

Apesar de participar das sessões de treinamentos do elenco principal e já ter sido regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Schappo não recebeu nenhuma oportunidade do treinador argentino para estrear com a camisa do Leão em 2023.

Há mais de dois meses sem entrar em campo após o anúncio de sua transferência, a situação do zagueiro pode mudar na noite desta terça-feira, 6, quando o Tricolor de Aço irá enfrentar o Estudiantes de Mérida-VEN com um time alternativo na Copa Sul-Americana. Bernardo viajou para a Venezuela junto com delegação tricolor e está presente na lista de atletas relacionados para a partida válida pela 5ª rodada do torneio internacional.

Bernardo Schappo era titular absoluto e uma das referências de seu ex-clube em 2023. O zagueiro possui 13 jogos disputados na temporada e foi um dos destaques da surpreendente campanha no Paulistão. Seu último contrato era válido até dezembro de 2024 e o Ituano havia expressado o desejo de manter o jogador até julho, mas não resistiu à investida do Fortaleza. Cria do clube paulista, o defensor se consagrou campeão da Série C pela equipe do interior de São Paulo em 2021.

fortaleza-schappo
Bernardo Schappo ainda não entrou em campo pelo Fortaleza desde o anúncio de sua transferência. Foto: Felipe Honorato.

VOCÊ VIU? Em busca da classificação para as oitavas, Fortaleza visita Estudiantes de Mérida pela Sul-Americana

Na noite desta terça-feira, 6, o Fortaleza visita o eliminado Estudiantes de Mérida-VEN, no estádio Metropolitano de Mérida, pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Em busca da tão cobiçada classificação para as oitavas de final do torneio internacional, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda tem o objetivo de voltar à capital cearense com mais três pontos conquistados.

Dono da melhor campanha da Sul-Americana ao lado do Newell’s Old Boys-ARG, a vaga para o mata-mata pode ser confirmada até mesmo em caso de derrota do Fortaleza para o Estudiantes de Mérida. Se o Palestino-CHI não vencer o San Lorenzo-ARG no próximo encontro entre as equipes do Grupo H, a classificação do Tricolor do Pici estará definida.

O Fortaleza ostenta 100% de aproveitamento em quatro jogos disputados na Copa Sul-Americana e já está oficialmente classificado para os playoffs, a mais nova fase da competição em que os segundos colocados de cada grupo enfrentam as equipes eliminadas na Libertadores. No entanto, o Leão de Vojvoda não deve levar isso em consideração e irá entrar em campo de olho no triunfo que garante mais uma premiação milionária da CONMEBOL, além da participação direta nas oitavas de final da competição.

CONFIRA A LISTA DOS ATLETAS RELACIONADOS PARA O CONFRONTO DIANTE DO ESTUDIANTES DE MÉRIDA

Goleiros: João Ricardo, Kozlinksi e Bruno Guimarães
Defensores: Tinga, Dudu, Lucas Esteves, Lucas Crispim, Marcelo Benevenuto, Brítez, Titi, Ceballos e Bernardo Schappo.
Meio-campistas: Caio Alexandre, Hércules, Zé Welison, Lucas Sasha, Zanocelo, Pochettino, Calebe, Amorim e Yago Pikachu.

Atacantes: Silvio Romero, Lucero e Thiago Galhardo

fortaleza-estudiantes
Leão busca repetir o desempenho do primeiro encontro entre as equipes, quando goleou seu adversário por 6 a 1. Foto: Thiago Gadelha.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.