Este que vos escreve precisa confessar, antes de qualquer coisa, que é fã de assumido da posição de primeiro volante. Aqueles “caçadores” clássicos, com imposições físicas, carrinhos, roubadas de bola e proteção à zaga. Jogadores que, para além de outras características individuais, oferecem segurança aos seus defensores na primeira linha de meio-campo. Gattuso, Patrick Vieira, Kanté e Casemiro são exemplos de verdadeiros craques da função que sempre fizeram meus olhos brilharem ao vê-los jogarem futebol.
No entanto, o modelo de jogo de Juan Pablo Vojvoda no Fortaleza, desde a sua primeira temporada no comando técnico do clube, nunca contemplou ou realmente cogitou contar com um primeiro volante fixo e titular em suas escalações. O treinador argentino tem preferência por meio-campistas mais dinâmicos, que não tenham apenas o condicionamento físico necessário para ocupar todos os espaços do campo, mas também um passe qualificado para dar início às construções de jogadas o mais rápido possível.
Zé Welison chegou ao Pici sob olhares de desconfiança do torcedor tricolor. O jogador não era titular unânime da equipe do Sport, em sua passagem por empréstimo, mas surgiu como um volante necessário para o que o Fortaleza precisava na época, além de não ter sido uma transferência de valores absurdos, cerca de R$ 1,2 milhão foram desembolsados pelo Leão.
O “Kratos do agreste” apresentou um ótimo futebol em sua primeira temporada no Fortaleza. Com um índice alto de roubadas de bola, bom condicionamento físico e até mesmo golaços de fora da área, Zé conquistou seu espaço entre os homens de confiança de Juan Pablo Vojvoda e deu conta do recado quando foi exigido. Sem tanta qualidade técnica quanto Lucas Sasha, contratado para qualificar o elenco de jogadores à disposição da comissão técnica para o segundo turno do Brasileirão, o camisa 17 acabou perdendo espaço, mas ainda recebia minutos em campo do treinador argentino.
Em 2023, a realidade é outra. Nos jogos em que entrou em campo pelo Fortaleza, o volante não foi bem e parecia não estar com a mesma energia e vitalidade que o tornaram importante para o elenco de Vojvoda. Zé Welison tem acumulado cada vez menos minutos na temporada e não poderia ser diferente diante da forte competição no setor. Hércules e Caio Alexandre são titulares indiscutíveis e Lucas Sasha fez um de seus melhores jogos com a camisa do Leão no confronto de ida da final do Campeonato Cearense, diante do rival, Ceará, no último sábado (01/04).
Zé Welison deve e pode ser muito importante na disputa da Série A, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, pois o calendário promete ser dos mais difíceis dos últimos anos, principalmente por conta do nível do Brasileirão 2023. Não há como saber se o volante tem passado por problemas físicos, pessoais ou psicológicos, o que é normal na vida de todo ser humano, portanto, o que resta a nós, torcedores, é apoiar o jogador nesta fase ruim para que ele possa recuperar o bom futebol que marcou sua primeira passagem pelo Tricolor de Aço.
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.