Após muitas especulações e pressão da torcida, o Fortaleza acertou a contratação do tão esperado zagueiro canhoto ainda em março. Bernardo Schappo, de 24 anos, chegou a Pici sob as expectativas de ser o substituto imediato de Titi no lado esquerdo do setor defensivo do Tricolor de Aço. O jogador, no entanto, não entrou em campo nennhuma vez sob o comando do técnico Juan Pablo Vojvoda e segue com o futuro indefinido para a próxima temporada.
Para a próxima temporada, as chances do zagueiro permanecer no Fortaleza são praticamente inexistentes. O nível apresentado por Schappo não agradou a comissão técnica do treinador argentino do Leão em 2023 e o jogador segue aguardando pela definição oficial do clube sobre a sua situação. De acordo com informações do iG Esportes, o defensor chegou a receber sondagens de clubes do futebol português nos últimos meses mas, até o momento, nenhuma proposta oficial chegou à diretoria tricolor.
Entre todos os reforços anunciados oficialmente pelo Fortaleza para a disputa da atual temporada, Bernardo Schappo foi o único atleta a não ter recebido nenhuma oportunidade do técnico Juan Pablo Vojvoda para poder apresentar seu futebol. O jogador chegou a ser preterido até mesmo por outros defensores mais experientes atuando improvisados pelo lado esquerdo da zaga tricolor. Até mesmo Maurício Kozlinski, terceira opção para a posição de goleiro titular, recebeu minutos do treinador argentino.
Bernardo Schappo era titular absoluto e uma das referências de seu ex-time em 2023. O zagueiro possui 13 jogos disputados em 2023 e foi um dos destaques da grande campanha no Paulistão. Seu último contrato era válido até dezembro da próxima temporada e o clube havia expressado o desejo de manter o jogador até julho, mas não resistiu à investida do Fortaleza. Cria do Ituano, o defensor se consagrou campeão da Série C pela equipe do interior de São Paulo em 2021.

BERNARDO SCHAPPO ESTÁ FECHADO COM O FORTALEZA ATÉ 2026
O Fortaleza acertou a contratação do zagueiro Bernardo Schappo junto ao Ituano até 31 de dezembro de 2026. O Tricolor de Aço adquiriu 70% dos direitos econômicos do jogador por R$ 1,8 milhão e o defensor decidiu utilizar a camisa de número 14 em sua passagem pelo Pici.
“Ele passou sete, oito anos somente no Ituano. É uma atmosfera totalmente diferente. Não é fácil ser jogador do Fortaleza hoje em dia. Na Europa, acontece muito do jogador jovem passar seis ou sete meses, até um ano de uma maturação para então ser lançado. Nós vimos qualidade nele, por isso contratamos e fizemos um contrato longo. Ele está passando por esse momento de evolução, adaptação”, declarou Marcelo Boeck, Executivo de Futebol do Leão, sobre Bernardo Schappo, em entrevista concedida em junho.

Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.








