O Fortaleza fechou a contratação mais cara de sua história: Imanol Machuca, atacante de 23 anos oriundo do Unión Santa Fé, da Argentina. O Tricolor de Aço gastou aproximadamente U$ 3 milhões por 50% do atleta. Convertendo em reais, mais de 14 milhões. Mais do que o dobro de Calebe e Renato Kayzer, que anteriormente eram os maiores investimentos já realizados pelo clube.
Além do valor, a negociação envolveu diferentes tentativas por parte do Fortaleza, o que a tornaram demorada. Tudo isso coloca expectativas elevadas no jogador. Desse modo, há de se tomar cuidado para não interromper os processos de desenvolvimento de Machuca no Pici. O argentino é um atleta jovem, que nunca jogou fora de seu país. É normal que existam dificuldades de adaptação. A cultura, o estilo de jogo, o ambiente… Tudo é novo, tudo é distinto do que ele já viveu.
Assim, faz-se necessário que clube e torcida joguem juntos para que tudo ocorra com o máximo de paciência e tranquilidade. É o maior driblador do futebol argentino e tem potencial para render bons frutos no futuro. Porém, pode não ser tão simples e imediato como torcedor quer.
MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA
Depois de muitas polêmicas, ameaças de morte, quatro propostas diferentes e muitas especulações, a novela chegou ao fim. O Fortaleza acertou a contratação de seu mais novo ponta-esquerda para 2023 após a saída do atacante Moisés, titular absoluto da posição. Imanol Machuca será oficializado como o quinto reforço do Leão na atual janela de transferências e chega para a disputa da sequência da Série A do Brasileirão e mata-mata da Copa Sul-Americana.
Assim que o acordo foi firmado entre o Fortaleza e o Unión Santa Fé-ARG, o atacante argentino de 23 anos embarcou rumo à capital cearense o mais rápido possível para dar início às preparações para as oitavas de final da Copa Sul-Americana 2023, onde o Leão de Juan Pablo Vojvoda irá enfrentar a equipe do Libertad-PAR em um duelo de 180 minutos. De acordo com relatos da imprensa local que aguardava o desembarque do jogador, Imanol Machuca chegou às terras alencarinas acompanhado de um agente e decidiu deixar o Aeroporto Internacional Pinto Martins por um local alternativo.
Segundo apuração do Diário do Nordeste, o Fortaleza atendeu às demandas do Unión Santa Fé-ARG e desembolsou 3 milhões de dólares, cerca de R$ 14,2 milhões na cotação atual, pela compra de 50% dos direitos econômicos do atacante. Ainda não há detalhes sobre tempo de contrato ou forma de pagamento, mas tudo deve ser definido no anúncio oficial do Tricolor de Aço, que deve acontecer em breve. Imanol Machuca será confirmado como a maior contratação da história do Leão.
De acordo com informações da jornalista Marta Negreiros, o jogador de 23 anos já conheceu as instalações do Pici, passou por todos os exames físicos e médicos e foi apresentado aos seus novos companheiros e funcionários de clube. Seu mais novo contrato com o Fortaleza ainda não foi concretizado devido à questões burocráticas como a regularização de seu visto de trabalho e outras documentações comuns em transferências internacionais como a de Machuca.
O argentino se junto ao atacante Marinho, ex-Flamengo, o lateral-esquerdo Escobar, ex-UD Ibiza, da Espanha, o zagueiro Tobias Figueiredo, ex-Hull City, da Inglaterra, e o volante Pedro Augusto, ex-Tondela, de Portugal como os novos reforços do clube na janela de meio de temporada.
Leia mais:
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.