Cada vez mais próximo da abertura da próxima janela de transferências, o Fortaleza segue trabalhando nos bastidores para definir um substituto para Moisés, a maior venda da história do futebol argentino e um dos principais jogadores do clube desde que o técnico Juan Pablo Vojvoda assumiu o comando técnico do Tricolor de Aço.
Entretanto, encontrar uma reposição para Moisés promete ser um desafio dos grandes. Nos últimos dias, o Fortaleza iniciou as tratativas pelas transferências de Jefferson Savarino, do Real Salt Lake-EUA, e Carlos Rotondi, do Cruz Azul-MEX. No entanto, de acordo com informações do conceituado jornalista argentino Cesar Luis Merlo, o Tricolor do Pici não será o próximo da destino de nenhum dos dois atacantes sondados.
Em relação a Savarino, as negociações entre Fortaleza e o ex-atacante do Atlético-MG pareciam avançar cada vez mais para um desfecho positivo, porém, ao que parece, o camisa 10 do clube norte-americano não possui nenhuma intenção de retornar ao futebol brasileiro no momento atual de sua carreira. Rotondi, por sua vez, recebeu uma proposta oficial do Leão para vestir a camisa vermelha, azul e branca por meio de empréstimo com opção de compra fixada, mas o time mexicano deseja vender o argentino somente em definitivo e os valores são considerados altos para os padrões do Tricolor.
O Fortaleza negociou 90% dos direitos econômicos de Moisés junto ao Cruz Azul por um valor recorde de R$ 24,5 milhões, o que significa que o Tricolor de Aço irá permanecer com 10% do passe do jogador de 26 anos. Com uma proposta em mãos que oferecia um salário de aproximadamente R$ 600 mil mensais, a saída de Moisés antes do final da temporada era praticamente inevitável. Defendendo a camisa do Leão, o atacante entrou em campo em 85 oportunidades, marcou 21 gols e distribuiu nove assistências.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
A discussão sobre o maior time do Nordeste é motivo de longos debates e questionamentos por parte de torcedores do Fortaleza, Sport, Bahia e Ceará, principalmente, mas todos os demais clubes da região e suas respectivas torcidas sempre possuem algo a falar sobre o assunto. Entre os principais argumentos, o número de sócios-torcedores é tema de frequente disputa não apenas no futebol cearense, mas em todo o Brasil.
No caso do Fortaleza, com a conquista da classificação para a Libertadores na última temporada, o número de associados ultrapassou os 40 mil. Após o anúncio da renovação do técnico Juan Pablo Vojvoda, o Leão promoveu o lançamento de promoções para renovações e novas adesões visando a meta de 50 mil, mas os números acabaram estagnando. Atualmente, o clube do Pici conta com 41.710 sócios.
Independente das últimas campanhas promovidas pela diretoria do Fortaleza, o clube ainda não conseguiu sequer chegar à marca de 45 mil sócios. Atualmente, o Leão ainda necessita de novas alternativas para adesões e maior efetividade de seu programa se quiser se reaproximar do Bahia, seu grande rival nordestino na Série A do Campeonato Brasileiro, que já alcançou 50 mil sócios-torcedores e lidera os números entre todas as equipes do futebol nordestino.

VOCÊ VIU? Com aval de Marcelo Paz, Fortaleza anuncia alterações em sua comissão técnica para 2023
Para além das grandes histórias sendo escritas no momento atual do Fortaleza, o Tricolor do Pici também vem demonstrando cada vez mais dedicação e foco no trabalho das categorias de base e o seu desenvolvimento foi, inclusive, um pedido do técnico Juan Pablo Vojvoda durante as negociações pela sua permanência no Pici. Nesse sentido, o Leão decidiu promover duas mudanças nas comissões técnicas das categorias sub-15 e sub-20.
Por meio do trabalho executado pelo Departamento de Formação, o Fortaleza anunciou na tarde desta terça-feira, 13, alterações no comando técnico de suas duas principais categorias de base. Com o objetivo de potencializar a formação de seus jovens talentos, Thiago Dantas, auxiliar técnico do sub-20, assume a equipe sub-15, enquanto Otávio Baggiotto, treinador do sub-15, será o mais novo auxiliar do Leãozinho sub-20.
Thiago Dantas volta a assumir a categoria onde ganhou destaque após campanhas de alto nível pelos clubes que passou, e já se consagrou Campeão Cearense sub-15 em 2022. Otávio, por sua vez, irá reencontrar o técnico Léo Porto no sub-20, com quem já trabalhou como auxiliar, em 2021, e fez parte da comissão técnica do extinto “Aspirantes”, ou sub-23.


Leia mais:
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.