Sou Fortaleza

Próximo adversário do Fortaleza, Palmeiras mantém sequência impressionante contra rivais brasileiros desde 2022

fortaleza-palmeiras
Foto: Thiago Gadelha.

O Fortaleza entra em campo na noite da próxima quarta-feira, 31, às 19h (horário de Brasília) pelo jogo que decide o duelo de 180 minutos contra o Palmeiras de Abel Ferreira, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil 2023. Diante de seu torcedor, na Arena Castelão, o Tricolor de Aço terá que superar um dos maiores desafios de toda a temporada após ter sido superado pelo Verdão pelo placar 3 a 0 na partida de ida.

O próximo adversário do Fortaleza na competição mais “democrática” do futebol brasileiro, o Palmeiras, não sabe o que é ser derrotado por três gols ou mais desde a última temporada. O último revés da equipe comandada pelo técnico português foi para o Internacional, no Beira Rio, quando perdeu por 3 a 0 no Rio Grande do Sul. O Leão de Vojvoda terá que correr em dobro se quiser empatar e levar a decisão para os pênaltis.

Em toda a história, Fortaleza e Palmeiras se enfrentaram em 20 partidas oficiais. Em um confronto marcado por bastante equilíbrio entre os clubes, o Verdão é o maior vencedor: são nove vitórias sobre o Tricolor de Aço. O Leão, por sua vez, não fica muito atrás: venceu seu adversário das oitavas de final da Copa do Brasil em seis oportunidades e entrará em campo com o objetivo de diminuir cada vez mais essa diferença. Os dois clubes também acumulam quatro empates na história do confronto.

A atual edição da Copa do Brasil marca a 12ª participação do Fortaleza na fase de oitavas de final da principal competição em formato mata-mata do futebol nacional. Nos últimos 18 anos, o Palmeiras balançou as redes do clube do Pici apenas duas vezes em seis confrontos disputados nem território cearense, pelo Campeonato Brasileiro.

fortaleza-palmeiras
Último confronto entre Fortaleza e Palmeiras foi marcado por polêmica da arbitragem. Foto: Matheus Tahan.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO

Hércules foi promovido à equipe principal do Fortaleza no início da temporada passada e, aos poucos, foi conquistando seu espaço entre os titulares e acumulando grandes atuações com a camisa vermelha, azul e branca. Para além do interesse frustrado de Flamengo e Palmeiras, clubes de diferentes países seguem manifestando o desejo de contar com o futebol do cobiçado meio-campista de 22 anos na próxima janela de transferências.

De acordo com informações da jornalista Marta Negreiros, além das negociações avançadas pelo atacante Moisés, o Cruz Azul-MEX, também sondou a situação de Hércules, um dos principais destaques do elenco tricolor. O jogador é muito bem avaliado pelo clube mexicano, que vem buscando um atleta com suas características há algum tempo, mas a transferência não deve ser concretizada diante do alto valor exigido pelo Tricolor de Aço. O próximo destino da carreira do camisa 35 deve ser o futebol europeu, porém, as tratativas continuam e tudo pode mudar nas próximas semanas.

Hércules foi promovido à equipe principal do Fortaleza no início da temporada passada e, aos poucos, conquistou a confiança do treinador argentino do Leão. Em mais um dos grande negócios realizados pelo clube do Pici, R$ 250 mil foram desembolsados ao Atlético Cearense para adquirir 50% dos direitos econômicos do volante que possui contrato válido com o Tricolor até 2026.

fortaleza-moises
Moisés deve deixar o Fortaleza rumo ao futebol mexicano em 2023. Foto: Thiago Gadelha.

VOCÊ VIU? Paz age rápido nos bastidores e Fortaleza define substituto de Moisés para 2023

Apesar da última janela de transferências ter chegado ao fim, o Fortaleza segue trabalhando nos bastidores para encaminhar novas contratações que cheguem ao Pici em julho para a disputa da Copa Sul-Americana e Série A do Campeonato Brasileiro. Após ter sido surpreendido por uma proposta formal pela transferência do atacante Moisés, o Leão do Pici agiu rápido no processo de definição de um substituto e, ao que tudo indica, Jefferson Savarino, do Real Salt Lake, da MLS, é o principal candidato.

De acordo com informações do NE45, o Fortaleza realizou sondagens para avaliar a possibilidade de um possível acordo pelo atacante venezuelano que vem se destacando na atual temporada com a camisa do clube norte-americano. Segundo a confirmação posterior do Diário do Nordeste, Savarino é um dos principais nomes analisados pelo Leão no caso de uma possível saída de Moisés para o Cruz Azul, do México, na abertura do próximo mercado da bola.

Aos 26 anos, Jefferson Savarino é um velho conhecido do futebol brasileiro. Entre 2020 e 2022, o atacante defendeu o Atlético-MG em 99 oportunidades, mas nunca conseguiu se firmar como titular absoluto do Galo. No Real Salt Lake, por outro lado, o venezuelano é um dos principais jogadores do time e já acumula 12 gols e cinco assistências em 33 jogos disputados na Major League Soccer, MLS.

Savarino pode acabar vestindo a camisa do Leão em 2023. Foto: Real Salt Lake.