O Fortaleza superou seu arquirrival, Ceará, pela grande final do Campeonato Cearense 2023 e conquistou o tão sonhado pentacampeonato estadual, algo inédito em toda a história do futebol alencarino. Entretanto, o clube do Pici não conseguiu repetir o mesmo feito quando entrou em campo pelo Clássico-Rei da semifinal da Copa do Nordeste. Na ocasião, o Leão do Pici foi derrotado pelo Alvinegro pelo placar de 3 a 2 e acabou não apenas eliminado da competição regional, mas também tendo que lidar com as consequências das expulsões ocorridas no dérbi.
Na manhã desta sexta-feira, 5, o atacante do Fortaleza, Thiago Galhardo, foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, STJD, em decorrência de sua expulsão no confronto diante do Ceará, quando o jogador acertou uma cotovelada no volante Richardson e recebeu seu segundo cartão amarelo, sendo, assim, expulso. O camisa 91 recebeu um jogo de suspensão e, portanto, não deve estar à disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda para o duelo contra o Corinthians, fora de casa.
Como a expulsão de Thiago Galhardo ocorreu no último jogo do Fortaleza no Nordestão, o atacante não cumpriu a suspensão automática. Diante disso, a punição será realizada na partida seguinte ao julgamento. Nos próximos dias, a diretoria do Tricolor de Aço deve encaminhar um recurso ao STJD com o objetivo de reverter a decisão e garantir a presença de seu artilheiro contra o clube paulista, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro 2023.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO LEÃO
O Fortaleza segue avançando na Copa Sul-Americana 2023 em busca da tão cobiçada classificação para as oitavas de final da competição da CONMEBOL. Diante de seu torcedor na Arena Castelão, o Tricolor do Pici atropelou o Estudiantes de Mérida, da Venezuela, e aplicou uma goleada de 6 a 1 para se isolar na liderança de seu grupo. Após o apito final, o técnico Juan Pablo Vojvoda revelou bastidores de mais uma vitória do Leão na atual temporada.
“Marcamos a diferença principalmente no segundo tempo. Fizemos uma partida com muitas finalizações, tivemos mais posse de bola, mas acho que foi uma partida que fizemos diferença diante um adversário que propôs uma linha de cinco e somamos mais 3 pontos. Ainda não está garantida essa classificação, mas demos um passo importante”, afirmou o treinador argentino do Fortaleza.
O próximo compromisso do Fortaleza em 2023 promete testar o grupo de jogadores à disposição da comissão técnica no mais alto nível de intensidade. Isso porque o Tricolor de Aço irá visitar o Corinthians na próxima segunda-feira, 8, às 20h (horário de Brasília), na Neo Química Arena. O Leão deve entrar em campo com força máxima com o objetivo de conquistar mais três pontos em sua campanha na Série A do Campeonato Brasileiro.
“Estou falando com os jogadores que temos que ter os pés no chão, trabalhar com a mesma humildade, continuar melhorando, corrigir o que precisa e ser realista. Estamos em um bom momento, mas nestes momentos temos que cuidar, porque no futebol as coisas mudam muito rapidamente. É ter cuidado com o momento e pensar no próximo jogo, que é o Corinthians, um adversário do Brasileirão, com tudo isso que significa, e fora de casa. Mas estamos bem, estamos felizes pela partida de hoje”, concluiu o terceiro técnico com maior número de partidas no comando do Leão em toda a história.
VOCÊ VIU? Vojvoda é comunicado e Fortaleza deve sofrer mais uma baixa de peso por lesão
O Fortaleza entrou em campo na noite da última quinta-feira, 4, por mais um importante compromisso da Copa Sul-Americana 2023. A equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda não decepcionou o torcedor tricolor que compareceu à Arena Castelão e exibiu um verdadeiro espetáculo dentro de campo. O Leão goleou o Estudiantes de Mérida pelo placar de 6 a 1 e se isolou ainda mais na liderança do Grupo H da competição internacional. Entretanto, nem tudo foi positivo na última vitória do clube do Pici.
Aos 14 minutos do segundo tempo, o zagueiro Marcelo Benevenuto foi obrigado a deixar a partida sentindo muitas dores após cair de mau jeito ao impedir um ataque do Estudiantes. O titular da posição nos últimos jogos, Emanuel Brítez, que estava sendo poupado, teve que assumir a titularidade na defesa tricolor pelo restante da partida e assim deve continuar pelos próximos confrontos do Leão na temporada.
Ainda não há detalhes sobre a gravidade da contusão do defensor de 27 anos do Fortaleza, porém, como Benevenuto necessitou de ajuda para sair de campo, é provável que o jogador se torne um desfalque de peso para as próximas semanas. Por outro lado, o último boletim médico divulgado pela assessoria do Tricolor de Aço revelou boas notícias: o goleiro João Ricardo já está em processo de transição pós-contusão e deve voltar aos treinamentos em breve. Pedro Rocha e “El Gato” Lucero, no entanto, seguem indisponíveis.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.