Após ter conquistado o tão sonhado e inédito pentacampeonato estadual, o Fortaleza tem a estreia na Copa do Brasil 2023, na noite desta terça-feira, 11, como seu próximo foco na atual temporada. Sob o comando do técnico Juan Pablo Vojvoda, o Tricolor do Pici irá receber a equipe do Águia de Marabá diante de sua torcida na Arena Castelão em busca de largar com a vantagem para o jogo de volta.
Em toda a história, Fortaleza e Águia de Marabá se enfrentaram em dez partidas oficiais. O Leão nunca perdeu para o clube paraense em todos os confrontos entre as equipes na Série C do Campeonato Brasileiro. Entre 2010 e 2015, o Tricolor do Aço conquistou três vitórias e empatou sete vezes contra o seu adversário na terceira fase da Copa do Brasil 2023.
Depois que o Fortaleza foi rebaixado para a terceira divisão, em 2009, o Águia de Marabá foi o primeiro grande “vilão” da dramática história do clube na Série C do Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, o Leão do Pici empatou com a equipe do Pará pelo placar de 1 a 1 e deu início ao período de oito anos consecutivos antes de voltar à Série B do Brasileirão.
ÚLTIMOS CONFRONTOS ENTRE FORTALEZA E ÁGUIA DE MARABÁ
Fortaleza 4×1 Águia (Série C do Campeonato Brasileiro de 2015)
Águia 2×2 Fortaleza (Série C do Campeonato Brasileiro de 2015)
Águia 0x2 Fortaleza (Série C do Campeonato Brasileiro de 2014)
Fortaleza 1×0 Águia (Série C do Campeonato Brasileiro de 2014)
Águia 1×1 Fortaleza (Série C do Campeonato Brasileiro de 2013)
MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO
O atacante do Fortaleza, Thiago Galhardo, já havia antecipado em entrevista realizada nas últimas semanas: Hércules irá se tornar a maior venda da história do futebol cearense. O Flamengo deu início às negociações pela transferência da joia tricolor em definitivo, e não deve poupar esforços e recursos para reforçar sua equipe antes mesmo do anúncio de seu mais novo técnico para 2023.
De acordo com informações do Jornal O POVO, o Fortaleza exige 4 milhões de dólares, cerca de R$ 20,2 milhões na cotação atual, pela venda de 65% dos direitos econômicos de Hércules. O interesse do Flamengo foi confirmado pelo presidente do clube, Marcelo Paz, e uma proposta pelo meio-campista deve ser encaminhada antes do fim da atual janela de transferências.
Hércules foi promovido à equipe principal do Fortaleza no início da temporada passada e, aos poucos, conquistou seu espaço entre os titulares e a confiança do técnico Juan Pablo Vojvoda. O clube do Pici desembolsou R$ 350 mil ao Atlético Cearense para adquirir 50% dos seus direitos econômicos e o jogador de 22 anos possui contrato válido com o Tricolor de Aço até 2026.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA
O Fortaleza já realizou 13 contratações visando a atual temporada com o objetivo de não repetir os mesmos erros de 2022, quando o curto e limitado elenco de jogadores à disposição do técnico Juan Pablo Vojvoda teve grandes dificuldades para se recuperar no Campeonato Brasileiro após ter feito um grande início de temporada, conquistando o Cearense e o Nordestão. Em 2023, a realidade é outra, mas o Leão segue sofrendo com as reposições do único titular a deixar a equipe do treinador argentino: Juninho Capixaba
O ex-jogador do Fortaleza, atualmente no RB Bragantino, segue acumulando boas atuações com a camisa de seu novo clube. O defensor de 25 anos foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Paulista 2023, após o encerramento da competição. Na última segunda-feira, 10, Juninho Capixaba recebeu o prêmio por estar entre os atletas que compõem a seleção do maior torneio de futebol de clubes de São Paulo, mesmo sem anotar nenhum gol ou assistência.
O importante feito do ex-lateral do Fortaleza gerou bastante repercussão entre a torcida tricolor nas redes sociais, que tem sentindo falta da raça de um dos principais jogadores do Leão na última temporada. A seleção do Campeonato Paulista foi definida em um 4-4-2 com: Weverton (Palmeiras); Reginaldo (Água Santa), Gustavo Gómez (Palmeiras), Didi (Água Santa) e Juninho Capixaba (RB Bragantino); Zé Rafael (Palmeiras), Renato Augusto (Corinthians), Luan Dias (Água Santa) e Raphael Veiga (Palmeiras); Rony (Palmeiras) e Bruno Mezenga (Água Santa). O treinador premiado foi Thiago Carpini, pela brilhante campanha com a equipe do Água Santa.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.