Sou Fortaleza

Após negociações, Fortaleza define valores para transferência de queridinho de Vojvoda

vojvoda-fortaleza
Foto: Mateus Lotif.

O atacante do Fortaleza, Thiago Galhardo, já havia antecipado em entrevista realizada nas últimas semanas: Hércules irá se tornar a maior venda da história do futebol cearense. O Flamengo deu início às negociações pela transferência da joia tricolor em definitivo, e não deve poupar esforços e recursos para reforçar sua equipe antes mesmo do anúncio de seu mais novo técnico para 2023.

De acordo com informações do Jornal O POVO, o Fortaleza exige 4 milhões de dólares, cerca de R$ 20,2 milhões na cotação atual, pela venda de 65% dos direitos econômicos de Hércules. O interesse do Flamengo foi confirmado pelo presidente do clube, Marcelo Paz, e uma proposta pelo meio-campista deve ser encaminhada antes do fim da atual janela de transferências.

Hércules foi promovido à equipe principal do Fortaleza no início da temporada passada e, aos poucos, conquistou seu espaço entre os titulares e a confiança do técnico Juan Pablo Vojvoda. O clube do Pici desembolsou R$ 350 mil ao Atlético Cearense para adquirir 50% dos seus direitos econômicos e o jogador de 22 anos possui contrato válido com o Tricolor de Aço até 2026.

fortaleza-hercules
Hércules pode deixar o Tricolor de Aço antes do encerramento da atual janela de transferências. Foto: Mateus Lotif.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Fortaleza conquistou o tão sonhado pentacampeonato estadual no último sábado, 8, diante de seu arquirrival, Ceará, mas a temporada está apenas começando. Com a janela de transferências cada vez mais próxima de seu encerramento, é natural que os clubes brasileiros intensifiquem os movimentos no mercado em busca de novas contratações para a disputa do que promete ser uma das temporadas mais difíceis na elite do futebol nacional.

Nos últimos dias, o Flamengo avançou nas negociações pela transferência do volante Hércules, joia de apenas 22 anos do Fortaleza, em um acordo deve tornar o atleta a venda mais cara da história do futebol do Nordeste. O meio-campista possui contrato válido com o Leão até dezembro de 2026 e possui uma multa rescisória de 10 milhões de euros. Caso o clube carioca não aceite a exigência, existem clubes do exterior que também monitoram a situação do volante.

“Existe a opção de compra e ela pode ser exercida até o final do ano. Logicamente, a gente vai querer comprar. É um jogador que se identificou muito com o clube. Está jogando muito bem e já se tornou um dos líderes do elenco. Se a gente vender o Hércules, eu compro o Caio Alexandre logo depois”, declarou o mandatário do Fortaleza.

Caio Alexandre ainda pertence ao Vancouver Whitecaps, do Canadá, e está emprestado ao Fortaleza até dezembro de 2023. No entanto, há uma cláusula com opção de compra fixada em seu contrato que pode ser exercida após o fim de seu empréstimo. Apesar da afirmação de Marcelo Paz, caso o Leão realmente concretize a venda de Hércules para o Flamengo, é muito provável que o clube do Pici volte a movimentar o mercado da bola em busca de uma reposição.

fortaleza-hercules
Hércules pode se tornar a venda mais cara da história do futebol nordestino. Foto: Mateus Lotif.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Nesta segunda-feira, 10, o Fortaleza surpreendeu torcedores e a imprensa cearense com o anúncio oficial do renúncia de Alex Santiago ao cargo de Diretor de Futebol do clube após dois anos em exercício. O dirigente ocupava ambas funções no Tricolor do Pici desde março de 2021, conquistando títulos expressivos e estando presente em momentos importantes da história do Leão, como duas classificações consecutivas para a Copa Libertadores da América.

Alex Santiago irá seguir normalmente como o Vice-presidente do Fortaleza, apesar de ter colocado seu outro cargo à disposição do clube do Pici. A decisão foi tomada por questões profissionais e pessoais, visto que o acúmulo de funções vinha gerando bastante desgaste ao Executivo do Leão. A expectativa, agora, é pelo novo profissional que irá trabalhar como Diretor de Futebol, uma das ocupações mais importantes em um time profissional.

“Hoje eu coloquei à disposição do Presidente Marcelo Paz o cargo de Diretor de Futebol Profissional do Clube com a sensação de dever cumprido. Em duas temporadas e meia, eu espero ter correspondido ao que o Presidente esperava de mim no exercício do cargo”, declarou o Vice-presidente do Fortaleza.

Alex Santiago não será mais Diretor de Futebol do Fortaleza. Foto: Mateus Lotif.