Sou Fortaleza

Craque do Fortaleza, Caio Alexandre lidera estatística entre todos os volantes da Série A 2023

caio-alexandre-fortaleza
Foto: Lucas Emanuel/AGIF.

Desde que retornou ao futebol brasileiro em 2022, após passagem pela MLS, Caio Alexandre tem sido um dos principais destaques do Fortaleza. O volante não precisou de muito tempo de adaptação para se tornar um dos homens de confiança do técnico Juan Pablo Vojvoda e, naturalmente, assumir a titularidade no meio de campo do Leão. Em 2023, o volante segue acumulando bons números e atuações pelo clube do Pici.

De acordo com números do portal Sofascore, especialista em estatísticas e dados referentes ao futebol mundial, Caio Alexandre é o volante da Série A do Campeonato Brasileiro com o maior número de assistências na atual temporada. Em 2023, o meio-campista do Fortaleza entrou em campo em campo em 16 partidas, sendo 11 destas como titular, e soma dois gols e quatro assistências.

É inquestionável que o jogador de 24 anos tem contribuído cada vez mais com gols e assistências no Fortaleza, mas sua principal característica é a distribuição de jogo precisa e qualificada, apresentando-se, muitas vezes, entre os zagueiros para dar início às construções de jogadas.

Caio Alexandre chegou ao Pici na janela de transferências do meio de temporada, ainda em 2022, e foi importante para a recuperação histórica do Fortaleza no returno da Série A, que garantiu a classificação para a Copa Libertadores da América. No final do ano passado, o volante renovou seu contrato de empréstimo com o Tricolor de Aço até dezembro de 2023, mas, desta vez, uma cláusula de compra definitiva foi inserida ao final de seu vínculo com o Vancouver Whitecaps, que deve ser exercida pelo Leão.

caio-alexandre-fortaleza
Caio Alexandre é o volante da Série A com mais assistências em 2023. Foto: Mateus Lotif.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

O Fortaleza já realizou 11 contratações desde a abertura da atual janela de transferências, mas ainda não deve encerrar seus movimentos e análises no mercado da bola, principalmente após a prorrogação da data de encerramento. Nos últimos dias, o zagueiro do Ituano Bernardo Schappo entrou na mira do Leão como o principal candidato para reforçar sua zaga, porém, novas atualizações à respeito da situação do jogador indicam que o clube do Pici deve enfrentar uma dura disputa.

De acordo com informações do jornalista Wilson Pimentel, além do Fortaleza, Bernardo também está sendo monitorado pelo Dnipro, da Ucrânia, Fiorentina, da Itália, e Sporting, de Portugal. O Ituano possui o desejo de manter o defensor até julho com o objetivo de aguardar o início da janela de transferências da Europa, mas ainda não sabe se isso será possível. Recentemente, o clube paulista recebeu uma proposta de cerca de R$ 4,5 milhões pelo jogador, diretamente da França, mas o presidente Ricardo Giordani acabou recusando.

Alvo do Fortaleza, Bernardo Schappo pode acabar se tornando o zagueiro canhoto que a torcida tem aguardado por tanto tempo. O jogador é titular absoluto e uma das referências do time do Ituano, possui 13 jogos disputados na atual temporada, e foi um dos destaques na campanha do Campeonato Paulista. Seu contrato com o Galo Rubro-Negro é válido até dezembro de 2024.

Bernardo Schappo está na mira do Leão para 2023. Foto: Reprodução/ASCOM Ituano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Após ter sido superado pelo Cerro Porteño-PAR e se despedido da Copa Libertadores da América nas etapas preliminares, o Fortaleza passou a integrar as equipes que irão disputar a fase de grupos da Copa Sul-Americana 2023. O sorteio da segunda maior competição da CONMEBOL foi realizado na última segunda-feira, 27, quando o Leão pôde conhecer seu grupo e adversários, no entanto, as datas e horários dos confrontos ainda seriam definidos pela Confederação posteriormente.

Nesta terça-feira, 28, a CONMEBOL anunciou a tabela oficial da primeira fase com todos os detalhes referentes às partidas. O Fortaleza, portanto, já intensificou os trabalhos para definir a melhor logística de viagem e as preparações para o elenco de jogadores comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda na Copa Sul-Americana 2023. O Leão estreia contra o Palestino na próxima quarta-feira, 5, às 19h (horário de Brasília), na Arena Castelão.

Na fase de grupos da Copa Sul-Americana 2023, seis rodadas serão disputadas antes da definição das equipes classificadas para a próxima etapa. Os primeiros confrontos da competição internacional serão disputados entre 4 de abril e 29 de junho e a grande final está marcada para o dia 28 de outubro, em Montevidéu, no Uruguai. A expectativa é que o Fortaleza avance para as oitavas de final e supere sua última campanha, em 2020, sob o comando do técnico Rogério Ceni.

CONFIRA TODOS OS DETALHES DOS JOGOS DO FORTALEZA NA FASE DE GRUPOS DA COPA SUL-AMERICANA 2023

Fortaleza x Palestino: quarta-feira (05/04), às 19h (horário de Brasília), na Arena Castelão.

San Lorenzo x Fortaleza: quarta-feira (19/04), às 19h, no Nuevo Gasómetro.

Fortaleza x Estudiantes de Mérida: quinta-feira (04/05), às 21h, na Arena Castelão.

Fortaleza x San Lorenzo: quarta-feira (24/05), às 19h, na Arena Castelão.

Estudiantes de Mérida x Fortaleza: terça-feira (06/06), às 19h, no Estádio Olímpico Metropolitano de Mérida.

Palestino x Fortaleza: terça-feira (27/06), às 19h, no El Teniente.

fortaleza-sul-americana
Fortaleza irá estrear na Copa Sul Americana diante do Foto: Marcelo Endelli.