Sou Fortaleza

Paz é acionado e Fortaleza se posiciona sobre alteração no regulamento do Brasileirão

Presidente do Fortaleza falou sobre o elenco para 2022
Foto: ASCOM Fortaleza

As temporadas mais recentes do futebol nacional evidenciaram o “estrangeirismo” como uma tendência no Brasil. Não apenas o Fortaleza, mas equipes de todo o país passaram a contar com um número muito maior de jogadores e treinadores do exterior se comparado com as últimas décadas. Levando isso em consideração, a CBF deve confirmar nos próximos dias uma reunião para o aumento de cinco para sete o número de estrangeiros relacionados por partida.

A questão foi colocada em pauta por Athletico-PR, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Santos e São Paulo. Os clubes formam uma espécie de “bloco” com o objetivo de obter a aprovação do novo limite de estrangeiros na Série A do Campeonato Brasileiro. Além dos times lideram o movimento, o Globo Esporte consultou Fortaleza, Internacional e Goiás e as diretorias dos clubes se mostraram favoráveis à alteração no regulamento.

O Campeonato Brasileiro vem se consolidando como a maior competição de pontos corridos da América do Sul. Diante disso, o principal receio dos órgãos responsáveis pela decisão final é que isso possa gerar impactos negativos no desenvolvimento das categorias de base dos clubes do Brasil. Entretanto, mais da metade dos participantes da Série A se mostraram à favor da solicitação.

O Fortaleza possui, até o momento atual da temporada, cinco jogadores estrangeiros em seu elenco, o limite permitido de atletas que podem ser relacionados para as partidas do futebol brasileiro. Bryan Ceballos, Emanuel Brítez, Tomás Pochettino, Juan Martín Lucero e Silvio Romero são os gringos que defendem a camisa vermelha, azul e branca do Leão.

Lucero e Pochettino Fortaleza
Pochettino e Lucero, argentinos que chegaram ao Pici para a temporada de 2023. Foto: João Moura.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Enquanto o mercado de transferências ainda estiver em andamento, o Fortaleza segue definindo as situações de jogadores que não são prioridades no planejamento do técnico Juan Pablo Vojvoda para a atual temporada. Entre os nomes que fazem parte dessa lista, o volante Ronaldo encaminhou sua saída do Tricolor do Pici e deve defender a equipe do Cuiabá em 2023.

De acordo com informações do jornalista André Hernan, o Fortaleza entrou em acordo com o Cuiabá pelo empréstimo de Ronald até o final de 2023. As negociações estão avançadas e o desfecho está próximo. Sem espaço na equipe titular do treinador argentino do Leão, tudo indica que o meio-campista será anunciado em breve como novo reforço do clube mato-grossense.

Defendendo camisa do Fortaleza, o Ronald possui 110 jogos disputados. Nestes, o volante marcou três gols e concedeu cinco assistências. Em 2022, o jogador foi bastante utilizado por Vojvoda, atuando em 41 partidas na campanha histórica que levou o Tricolor do Pici à conquista de vaga para a Copa Libertadores da América pelo segundo ano consecutivo.

Ronald deve ser anunciado em breve como novo reforço do Cuiabá. Foto: Aurélio Alves.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

O Fortaleza segue analisando o mercado de transferências com o objetivo de qualificar ao máximo o grupo de jogadores que compõem o planejamento do técnico Juan Pablo Vojvoda para 2023. Após o anúncio do meio-campista Calebe, ex-Atlético-MG, e Guilherme, ex-Grêmio, o Tricolor do Pici ultrapassou mais de R$ 25 milhões em contratações de reforços para a atual temporada.

Até o momento, o Fortaleza acertou a contratação de dez novos jogadores visando a atual temporada, que promete ser uma das mais difíceis desde o retorno do Leão à elite do futebol nacional. O clube reforçou todos os setores da equipe e, pela primeira vez desde a conquista do título da Série B do Campeonato Brasileiro de 2018, possui reposições no banco de reservas para todas as posições do time titular.

Em 2023, o Fortaleza movimentou a janela de transferências como nunca visto em sua história. Para além do número de reforços, o clube trouxe dois jogadores de seu maior rival, Ceará, e chegou até a ser ameaçado de processo pelo Colo-Colo, um dos gigantes do futebol sul-americano, durante as negociações por “El GatoLucero.

Entre os valores investidos pelo Fortaleza em contratações, os empréstimos de Lucas Esteves, junto ao Palmeiras, e Guilherme, ex-Grêmio, envolveram compensações financeiras não declaradas para algumas das partes envolvidas nas negociações, pois é algo comum no futebol brasileiro.

Tomás Pochettino, no entanto, é um caso à parte. O meia argentino foi comprado de forma definitiva, com contrato válido até o final de 2025, mas não teve os valores de sua transferência divulgados. É possível que o jogador tenha sido a contratação mais cara da história do Fortaleza, principalmente pelo fato de que as negociações pelo seu passe foram realizadas em dólares, junto ao Austin FC, clube que participa da MLS, campeonato norte-americano, mas não há confirmação oficial.

Ademais, existem expectativas para a chegada de um novo zagueiro que atue pelo setor esquerdo do campo para reforçar a equipe de Vojvoda antes do encerramento do mercado. Em 2023, o Fortaleza irá entrar em campo em cinco competições: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e Série A do Campeonato Brasileiro.

Marcelo Boeck orientando Calebe e Guiherme, as duas contratações mais recentes do Tricolor na atual janela de transferências. Foto: Mateus Lotif.