Sou Fortaleza

Artilheiro do Fortaleza em 2022 recebe homenagem por alcançar marca histórica no clube

Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC

Um dos principais destaques do Fortaleza desde que o comandante técnico do clube, Juan Pablo Vojvoda, assumiu o cargo, o ala-direito Yago Pikachu alcançou uma marca histórica na noite da última quarta-feira, 1. Ao entrar em campo como titular, o jogador completou 100 partidas jogadas com a camisa do Tricolor de Aço.

O duelo do Fortaleza contra a equipe do Atlético-CE, pela quarta rodada do Campeonato Cearense, marcou não apenas a estreia de “El Gato” Lucero, mas também um feito importante na passagem de Pikachu pelo Leão. Na tarde desta quinta-feira, 2, o Tricolor do Pici prestou homenagem ao jogador por meio de publicação em suas mídias sociais.

Yago Pikachu é brilhou com a camisa do Fortaleza em sua temporada de estreia, quando foi eleito o melhor lateral-direito da Série A do Campeonato Brasileiro 2021. Pelo Leão, o jogador soma 30 gols marcados e 17 assistências concedidas em sua vitoriosa história com a camisa vermelha, azul e branca. O atleta chegou a se transferir para o futebol japonês, mas retornou ao Tricolor do Pici em 2023 para reforçar a equipe no que promete ser uma das temporadas mais difíceis na elite do futebol nacional.

Pikachu entrou em campo pelo Leão em 100 jogos oficiais. Imagem: ASCOM FEC.
Mesmo deixando o clube antes do final da temporada, Yago Pikachu foi o artilheiro do Leão em 2022. Foto: Thiago Gadelha/SVM.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO

Após o anúncio da rescisão contratual do meio-campista Christian Bernardi devido a problemas de saúde, o tão esperado “camisa 10” do Fortaleza ainda está em processo de definição pelo Departamento de Futebol do clube, que vem trabalhando para procurar uma solução para uma das principais necessidades do elenco de Juan Pablo Vojvoda. Bruno Zapelli, meia do Belgrano, decidiu permanecer no clube argentino e recebeu um novo contrato com aumento salarial significativo.

De acordo com o jornalista César Luis Merlo, o clube argentino estendeu o vínculo com com o clube argentino por mais um ano, até 2025, e recebeu uma melhoria substancial em seu salário. Segundo a apuração de Merlo, o Belgrano decidiu agir rápido para garantir a permanência de Zapelli depois do forte interesse do Fortaleza, principalmente, e da sondagem do Vasco da Gama.

Na última temporada pelo Belgrano, o alvo do Fortaleza para a posição de “camisa 10” disputou 37 partidas, marcou dois gols e concedeu três assistências. Os valores eram considerados altos e o modelo de investimento seria semelhante ao realizado na contratação de Valentín Depietri, que também veio da Primera B Nacional e possuía potencial para evolução.

Bruno Zapelli é o principal alvo do Fortaleza para a posição de “camisa 10”. Foto: Belgrano

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA

Diante das obras e melhorias sendo realizadas na Arena Castelão, o Fortaleza vem jogando no Estádio Presidente Vargas neste início de temporada. Apesar do retrospecto positivo do Leão, com 100% de aproveitamento em todas as partidas que disputou em 2023, a capacidade do PV tem frustrado muitos torcedores que não conseguiram adquirir ingressos por conta de sua capacidade limitada. Entretanto, Tricolor do Pici já tem uma data definida para o tão antecipado retorno à sua “casa”.

A Arena Castelão será palco da estreia do Fortaleza na Copa Libertadores da América de 2023. A partida entre o Tricolor de Aço e Deportivo Maldonado, realizada no dia 2 de março, pelas fases preliminares da competição, marcará o retorno do Leão ao estádio. O processo de reforma do gramado e estrutura do Castelão começou assim que a Série A do Campeonato Brasileiro foi encerrada e, inicialmente, o foco principal era a revitalização do campo de jogo, mas outros setores do estádio também contarão com melhorias. Os cuidados fazem parte do planejamento estratégico elaborado para que, em breve, a arena possa voltar a receber jogos do Fortaleza, Ceará e demais clubes do futebol cearense.

A Arena Castelão está em processo de manutenção de toda a sua estrutura. Melhorias serão realizadas nas arquibancadas, nos telões, que apresentam defeito há muito tempo, nas subestações de energia, depois de apagões que quase interromperam o andamento de partidas do Fortaleza durante a temporada, e nas rampas de acesso ao estádio. As obras começaram em novembro de 2022 e a previsão de entrega de condições aceitáveis para a realização de jogos foi estipulada em cerca de 60 a 90 dias. O projeto foi orçado no valor de aproximadamente R$ 1,9 milhão.

Leão voltará a jogar no Castelão durante a Copa Libertadores da América 2023. Foto: CONMEBOL