Atual campeão, o Fortaleza entrou em campo na noite deste sábado, 21, e venceu o time do Campinense pelo placar de 2 a 0 pela primeira rodada da Copa do Nordeste 2023, no Estádio Presidente Vargas. O Leão iniciou sua caminhada rumo ao bicampeonato da maior competição regional de clubes de futebol do Brasil.
O primeiro jogo do Fortaleza no Nordestão ficou marcado pela estreia de seu novo uniforme para 2023, o “Ventos do Nordeste”, e por uma disputa bastante física e intensa que contou, inclusive, por desentendimentos entre os jogadores em campo. O volante Hércules abriu o placar para o Leão na reta final do primeiro tempo e Silvio Romero fechou o placar após grande assistência de um dos principais destaques do confronto, o jovem meia Sammuel. O técnico Vojvoda decidiu colocar o jogador no decorrer do segundo tempo e, mais uma vez, o atleta correspondeu e exibiu uma ótima apresentação aos olhos do torcedor tricolor.
A partida entre Fortaleza e Campinense contou com um público de 14.779 torcedores, com uma renda de R$ 75.474,00. O próximo compromisso do Tricolor de Aço na temporada será contra a equipe do Sergipe, em jogo válido pela segunda rodada da Copa do Nordeste 2023. A expectativa é por mais uma vitória do clube do Pici, que vem embalando uma grande sequência de vitórias e os jogadores estão começando a apresentar cada vez mais entrosamento.
MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO LEÃO
Após a estreia do Fortaleza na temporada de 2023, o Departamento de Futebol do clube do Pici tem intensificado os trabalhos junto ao técnico Juan Pablo Vojvoda para definir o elenco de jogadores que irão compor o planejamento do Leão para a disputa das importantes competições deste ano. Nesse sentido, quatro anos depois, o Tricolor de Aço anuncia o retorno do atacante Júnior Santos.
Por meio de suas redes sociais, o Fortaleza anunciou o retorno do jogador de 28 anos que esteve na equipe do Botafogo na última temporada mas não conseguiu se firmar no time titular. O atacante vestiu a camisa vermelha, azul e branca em 2019 e brilhou na campanha do título da Copa do Nordeste daquele mesmo ano, quando terminou a competição como o grande artilheiro. Pouco tempo depois, foi negociado com o futebol japonês.
Tudo indica que o novo atacante do Fortaleza e seus representante receberam a proposta e adiantaram os detalhes do acerto o mais rápido possível para fosse integrado aos treinamentos comandados por Vojvoda visando a disputa da nova temporada. O ex-jogador do Leão pode ser uma resposta imediata à contusão de Moisés que o afastará dos gramados por até 90 dias, Júnior Santos já deve estar apto para enfrentar o rival, Ceará, no primeiro Clássico-Rei da temporada.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FORTALEZA
Defendendo o título de campeão no Campeonato Cearense e na Copa do Nordeste, o Fortaleza entrará em campo com grande responsabilidade. Apesar de ter conquistado duas vitórias consecutivas em suas primeiras partidas da temporada, o Fortaleza também teve que lidar com aspectos negativos nesse início de 2023. No momento, Moisés, Lucas Crispim e Emanuel Brítez estão indisponíveis para a seleção do técnico Juan Pablo Vojvoda.
O ponta-esquerdo Moisés é a maior das preocupações. Após ter sido substituído antes do final da partida de estreia no Campeonato Cearense, contra o Iguatu, foi confirmada uma lesão muito mais grave do que o antecipado e o jogador ficará fora dos gramados por até 90 dias. A lesão, inclusive, foi o principal motivo pelo qual o clube do Pici decidiu contratar Júnior Santos, o oitavo e mais recente reforço do Leão para a tual temporada.
Já o camisa 10 do Fortaleza, Lucas Crispim, não esteve nem no banco de reservas de Vojvoda na última partida do clube por conta de uma fascite plantar em seu pé direito. O “xerife” da defesa tricolor, Brítez, teve que ser substituído ainda no primeiro tempo do confronto contra o Caucaia, após forte impacto sofrido em seu quadríceps direito. A última atualização do boletim médico do Tricolor de Aço relata que o argentino está sob observação do Departamento Médico do Leão e novos detalhes devem ser divulgados em breve.
“Sempre preocupa. Mas são situações que acontecem no futebol. Por isso, quando se planeja a temporada, tem que ter em conta essas situações, porque podem acontecer. Crispim em dez dias vamos contar novamente com ele. Brítez acho que foi um golpe, mas não foi algo que o impeça de jogar por muito tempo”, declarou o treinador do Fortaleza, Vojvoda, quando questionado sobre as baixas da equipe no início de 2023.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.