Após a primeira partida do Fortaleza em 2023, o Fortaleza intensificou o processo de análise do elenco que irá compor o planejamento do técnico Juan Pablo Vojvoda na nova temporada, que promete ser das mais difíceis. Entre os atletas que integravam a lista de negociáveis, Fabrício Baiano acertou sua transferência para o Avaí.
Conforme informado anteriormente, o Fortaleza já trabalhava há algum tempo para definir a transferência de Fabrício Baiano para o Avaí. O jogador de 30 anos teve passagem apagada pelo Leão desde que foi anunciado na janela de transferências de meio de temporada e não agradou o treinador argentino do clube do Pici. O meio-campista já havia sido comunicado que não estava nos planos de Vojvoda.
Baiano chegou ao Fortaleza no dia 11 de julho de 2022, mas vestiu a camisa vermelha, azul e branca em apenas cinco oportunidade, sem gols ou assistências. O volante possui contrato válido com o Tricolor de Aço até 31 de julho de 2024, o que significa que o atleta deve retornar ao Leão após o fim de seu empréstimo junto ao Avaí para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.
MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA
Em busca da qualificação do grupo que será treinado por Juan Pablo Vojvoda em 2023, o Fortaleza segue movimentando o mercado de transferências no início da temporada. Apesar de ter propostas recusadas ainda em 2022, o atacante Valentín Depietri foi definido como prioridade do Talleres, da Argentina, que intensificou o interesse e concretizou a compra do jogador de 22 anos.
Por meio de nota oficial, o Fortaleza comunicou a saída do atacante Valentín Depietri para o Club Atlético Talleres. O Tricolor de Aço encaminhou a venda de 25% do direitos econômicos do atleta por cerca de R$ 2,2 milhões de reais (US$ 450 mil dólares). Nas tratativas, o clube cearense ainda manteve 20% dos direitos econômicos e lucrará com uma eventual venda.
O jovem atacante do Fortaleza gostaria de receber mais minutos em campo, algo que não será possível diante da forte concorrência de jogadores mais experientes na posição, como Silvio Romero, Thiago Galhardo e Juan Martín Lucero, o novo camisa 9 do clube. Depietri tinha contrato válido com o Leão do Pici até julho de 2024 e ficou marcado pelo gol contra o Juventude que levou o Tricolor a disputar, pela primeira vez, a Copa Libertadores da América, em 2022.
OUTRAS NOTÍCIAS DO LEÃO
Após a estreia do Fortaleza na temporada de 2023, o Departamento de Futebol do clube do Pici vem intensificando o processo de saídas e chegadas de jogadores com base no planejamento do técnico Juan Pablo Vojvoda. Na tarde desta quarta-feira, 18, o Leão anunciou mais uma saída para 2023: o meio-campista Luiz Henrique.
Por meio de nota oficial, o Fortaleza comunicou um novo empréstimo para o jogador de 23 anos, que não faz parte do grupo de jogadores que irão disputar as cinco importantes competições do Leão na temporada: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Série A do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Luiz Henrique irá vestir a camisa do Botafogo-SP até o final de 2023, quando seu vínculo com o Tricolor de Aço chegará ao fim, o que significa que o atleta não deve mais defender a camisa vermelha, azul e branca.
Luiz Henrique chegou ao Pici ainda na temporada 2020, quando encaminhou sua saída do Flamengo, clube que o lançou ao futebol profissional após grande desempenho nas categorias de base do Rubro-Negro. O meio-campista possui 30 jogos pelo Fortaleza, com três gols marcados e seis assistências concedidas. Em 2021 e 2022 ele foi emprestado ao Botafogo e ao Vasco da Gama, respectivamente.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.