O Fortaleza deve intensificar seus movimentos no mercado de transferências em busca de novos reforços pontuais, que atendam às exigências de Vojvoda para a montagem de elenco do time do Pici. Após a rescisão contratual de Christian Bernardi devido à problemas de saúde, é natural que o Leão procure uma reposição para a posição de “camisa 10”. Em seguida, o clube deve priorizar a contratação de um zagueiro.
De acordo com o jornalista Anderson Azevedo, um novo meia de articulação deve ser o próximo reforço do Fortaleza diante da necessidade atual do elenco. Não há ninguém além de Lucas Crispim para a posição e o jogador já voltou a ser utilizado como ala-esquerdo pelo técnico Juan Pablo Vojvoda na partida de estreia da temporada contra o Iguatu, pelo Campeonato Cearense.
Em seguida, o Fortaleza deve priorizar a contratação de um “zagueiro “xerife” com perfil solicitado especificamente para o esquema tático do treinador argentino do Leão. O novo defensor do Tricolor do Pici será um zagueiro canhoto ou que tenha experiência atuando pelo lado esquerdo do campo. Nos últimos dias, o nome de Dória, ex-Botafogo, foi vinculado ao clube cearense, mas as tratativas não avançaram e o negócio promete ser dos mais difíceis.
No futebol moderno, é importante que um beque consiga trabalhar a progressão de jogadas com sua perna dominante, pois o tempo que um jogador utiliza para fazer o movimento corporal que leva bola para o seu “pé bom” é prejudicial à intensidade exigida em performances de alto nível técnico e Vojvoda sabe disso muito bem. Atualmente, apenas Titi cumpre essa demanda no grupo do Tricolor de Aço.
Para além das prioridades, especula-se, ainda, que o Fortaleza vá ao mercado à procura de um novo ponta para a equipe, caso a contusão sofrida por Moisés seja mais grave do que o antecipado e realmente tire o atacante dos gramados por meses. Breno Lopes, atacante do Palmeiras, é o principal nome na mira do Leão para 2023, ainda segundo a apuração do jornalista do Futebolês.
MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DO FORTALEZA
Após o Fortaleza ter concretizado a renovação contratual de seu comandante técnico, Juan Pablo Vojvoda, foi estabelecido por ambas as partes que o argentino passaria a ter uma influência maior no mercado de transferências do Leão. Apesar de ter algumas propostas prontamente recusadas ainda em 2022, o atacante Valentín Depietri foi definido como prioridade do Talleres, da Argentina, que intensificou o interesse e está muito próximo de oficializar a contratação do atleta de 22 anos.
De acordo com informações do jornalista César Luis Merlo, da TyC Sports, o jovem atacante do Fortaleza será o novo reforço do Talleres para a próxima temporada. O clube argentino exerceu a compra de Depietri de forma definitiva e, em breve, serão realizados os exames médicos, o contrato deve ser fechado por três ou quatro temporadas.
Ainda não há detalhes sobre os valores, mas Valentín Depietri é avaliado em R$ 3,3 milhões segundo o portal de dados e estatísticas referentes ao futebol mundial Transkermarkt. Entretanto, ao que tudo indica, o Leão estaria disposto a receber valores menores.
O jovem atacante do Fortaleza gostaria de receber mais minutos em campo, algo que não será possível diante da forte concorrência de jogadores mais experientes na posição, como Silvio Romero, Thiago Galhardo e Juan Martín Lucero, o novo camisa 9 do clube. O Leão do Pici chegou a recusar outras ofertas por Depietri, mas o Talleres parece ter definido o atleta como prioridade e uma boa proposta não deve ser ignorada.
OUTRAS NOTÍCIAS DO LEÃO
Após o desfecho da polêmica contratação de Juan Martín Lucero, novo camisa 9 do Fortaleza, as expectativas estão voltadas para a estreia do argentino com a camisa tricolor. Após a vitória diante do Iguatu que marcou a estreia do Leão no Campeonato Cearense 2023, técnico Juan Pablo Vojvoda comentou na coletiva de imprensa pós-jogo sobre o novo reforço de sua equipe.
“Lucero é um centroavante de mobilidade, que sabe se mover dentro da área, que tem bom desmarque, rupturas, diagonais e curtas. Mas de tudo isso, o mais importante é que ele se adapte mais rapidamente ao que o time necessita. Lucero, Galhardo, Romero, Coutinho têm possibilidade de jogar”, declarou “El Jefe“, Juan Pablo Vojvoda.
Vojvoda fez questão de enaltecer a concorrência que o atacante argentino irá enfrentar no Pici. Essa postura do treinador é comum em entrevistas, ele jamais expõe nenhum tipo de desmerecimento sobre seus atletas e sempre procura fazer declarações que os incentivem a brigar por espaço dentro do grupo. O técnico do Leão também relembrou o confronto contra o Colo-Colo pela Libertadores de 2022.
“As características (do Lucero) você conhece também. No ano passado, enfrentamos o Lucero no Colo-Colo, é um centroavante que vai ter concorrência com outros jogadores que temos, como o Romero, que tem suas características, Galhardo, que tem suas características, o Coutinho, que está treinando conosco”, completou o treinador do Fortaleza.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.