A torcida do Fortaleza se fez presente na temporada de 2022 mesmo nos piores momentos do clube, que encerrou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na última colocação. Em campanha de recuperação histórica, nunca vista antes na competição, o Leão do Pici se ergueu com a ajuda de seus torcedores, que chegaram, inclusive, a bater a meta de mais de um milhão de tricolores no Castelão.
Entre os momentos marcantes proporcionados pelo Fortaleza na última temporada, alguns mosaicos organizados pela TUF, torcida organizada do Leão, ficaram marcados para sempre, principalmente após um ano tão especial.
O torcedor tricolor organizou belas apresentações na Copa do Nordeste, Série A do Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América. As homenagens foram dedicadas a ídolos do Fortaleza como Tinga e Marcelo Paz. Até mesmo o treinador do Leão, Juan Pablo Vojvoda, e sua família foram homenageados.
Confira alguns dos principais mosaicos do Fortaleza em 2022
“Del inferno a la gloria”
No confronto contra o Estudiantes, pelas oitavas de final da Libertadores da América, o Fortaleza levou cerca de 40 mil pessoas à Arena Castelão. A mensagem exibida em espanhol, “Del Infierno a la gloria“, faz referência a jornada do clube cearense desde quando conseguiu a tão saída da Série C, em 2017, até a conquista da vaga para a maior competição de clubes de futebol do continente em 2022.
“Stop Racism”
A torcida do Fortaleza preparou uma mensagem antirracista para a partida contra o River Plate no Castelão. Nas arquibancadas, os torcedores do Tricolor prepararam dois mosaicos, o primeiro trazia a mensagem “Juntos na luta”, e o segundo reforçava a ideia mais clara: “Stop Racism“. Esta foi uma das melhores apresentações do elenco de Juan Pablo Vojvoda na temporada.
Comemoração de 104 anos
No empate entre Fortaleza e Galo, a torcida preparou um mosaico de celebração. O objetivo era homenagear o aniversário de 104 anos do clube, com as imagens de Alcides Santos, fundador do Leão, e o atual presidente Marcelo Paz. Este jogo marcou a superação da marca de mais de 1 milhão de torcedores tricolores presentes em jogos da temporada.
Homenagem à família de Vojvoda
Na reta final do Brasileirão, antes do duelo diante do Atlético-GO, a torcida do Fortaleza preparou uma festa para homenagear o técnico Juan Pablo Vojvoda. Além do mosaico exibir a palavra “Intensidad”, marca registrada do treinador, a torcida do Leão também fez homenagem à família do treinador argentino, que mora na Argentina mas estava presente no Castelão de surpresa. Vojvoda não conseguiu conter a emoção.
“Capitão Tinga”
Na segunda derrota para o Botafogo de 2022, a torcida tricolor preparou homenagem especial para o capitão do Fortaleza, Tinga. Um mosaico foi apresentado no início do primeiro tempo. O jogador, que estava no banco de reservas, assistiu à homenagem e agradeceu aos torcedores fanáticos.
Vai e vem do mercado de transferências do Leão
Após a reapresentação do Fortaleza visando a temporada de 2023, a diretoria do clube busca intensificar os trabalhos para suprir as necessidades do elenco comandado por Juan Pablo Vojvoda antes do início do Campeonato Cearense, em janeiro. Com objetivo de oferecer um novo “camisa 10” para o treinador argentino, o Leão foi fortemente vinculado ao nome de Luan, do Corinthians.
Nos últimos dias, alguns veículos de notícias de São Paulo relataram o interesse do Fortaleza na contratação de Luan, meia que brilhou com a camisa do Grêmio e está, atualmente, no Corinthians. No entanto, o jornalista Jorge Nicola entrou em contato diretamente com o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, que afirmou que o Tricolor do Pici não tem interesse em novos reforços no momento.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.