Na última segunda-feira (16), o Fortaleza e outras 25 equipes que estão situados no bloco “Forte Futebol” participaram de uma reunião, no Rio de Janeiro, finalmente entraram em comum acordo para aderirem à Liga Brasileira. Estes clubes, que ainda não fazem parte da Libra, como é chamada, prepararam uma contraproposta pedindo divisões de verbas mais igualitárias entre as agremiações que estão nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Em reunião que teve duração de mais de três horas, os 26 clubes, incluindo o Leão do Pici, chegaram a conclusão de que há uma disposição coletiva de se juntarem aos outros nove que já assinaram com a organização. Para que isso aconteça, eles definiram qual tipo de acordo lhes interessa. Na distribuição de verbas, eles pedem por 45% igualitários, 30% por desempenho desportivo e os outros 25% arrecadados em audiência, engajamento nas mídias sociais e participação do torcedor com presenças nos estádios. A proposta inicial da Liga é de 40% de forma igualitária, 30% de acordo com o desempenho futebolístico e 30% dependendo da audiência de cada equipe.
Em breve, deverá acontecer uma reunião onde os clubes que compõe o bloco do “Forte Futebol” irão tentar entrar acordo com os outros que já aceitaram fazer parte da Liga Brasileira. Esses clubes são Red Bull Bragantino, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos, Ponte Preta, Cruzeiro, Vasco e Flamengo.
Representados por seus dirigentes, os clubes que estiveram no Rio de Janeiro, na última segunda (16), participando da reunião pelo grupo Futebol Forte foram:
- Ceará
- América-MG
- Chapecoense
- Atlético-GO
- Avaí-SC
- Brusque-SC
- CSA-AL
- Athletico-PR
- Atlético-MG
- Náutico-PE
- Coritiba
- Criciúma-SC
- Cuiabá-MT
- Juventude-RS
- Fluminense
- Fortaleza
- Goiás
- Grêmio
- Novorizontino-SP
- Londrina- PR
- Operário-PR
- Sampaio Corrêa-MA
- Sport-PE
- Internacional
- Tombense-MG
- Vila Nova-GO.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.