Palco de Copa do Mundo, a Arena Castelão passa por diversos problemas. Para a realização do Mundial de 2014 no Brasil, o estádio precisou ser reformado pra atender aos pedidos da FIFA, mas exatamente seis anos depois, mostra muitas situações complicadas. Em imagens enviadas por um torcedor, é notável perceber que uma parte da estrutura da arena danificada. Foram vistas algumas ferrugens, infiltrações, rachaduras, assentos mal colocados e alguns outros problemas.
Apesar do Castelão já ter recebido grandes jogos tanto do futebol cearense quanto mundial, o local hoje vem sendo motivo de insatisfação para o público que vai acompanhar uma partida do seu time nas arquibancadas. Durante o mundial, o estádio foi palco de partidas como Brasil x México, Grécia x Costa do Marfim, Uruguai x Costa Rica, Holanda x México, Alemanha x Gana e outros jogos da Copa do Mundo 2014. Por conta destes problemas, o estádio tem gerado sentimento de insegurança demasiado à todos que frequentam o ambiente.
Torcedor do Ceará, Caio Luís registrou imagens na última quarta-feira (11), em partida do time alvinegro diante do Tombense-MG, pela terceira fase da Copa do Brasil. Através delas, ele mostra parte do concreto quebrado, com ferros expostos e alguns também enferrujados. Além disso, as infiltrações na parte superior da arquibancada, deixa as pessoas mais expostas à chuvas e ao sol. Para ele, além de gerar medo de um acidente, também tira o conforto.
“Além de infiltrações, também vi muito aço da armação do concreto exposto e enferrujado, goteiras, rachaduras. Próximo aos restaurantes e cantinas, há parapeitos com ferros expostos também. Os banheiros sujos, alagados, vasos entupidos. Quando chove muito, há goteiras com cascatas para dentro do estádio. As novas cadeiras não estão parafusas e tem o risco de alguém acabar caindo. Estamos sujeitos a acontecer, a qualquer momento, coisa pior”.
“Somos mal recebidos no estádio, os acessos são ruins, muita aglomeração. A revista da segurança é muito seletiva, pessoas entram com bebida e cigarro mesmo sendo proibido. Ir ao estádio hoje em dia é ser desprendido de conforto. Somos mal tratados da hora que chegamos à hora que saímos”.
Veja abaixo imagens de parte da estrutura da Arena Castelão danificada







Por conta das frequentes partidas das equipes cearenses, o gramado da Arena Castelão também vinha sendo alvo de criticas por parte dos próprios jogadores por conta dos desgastes. Para resolver o problema, houve uma reforma recentemente.
Em 2021, foram registados dois incidentes no Castelão. Houve um incêndio nas cabines de rádio da imprensa e também um curto-circuito. Felizmente, ninguém ficou se machucou. Vale lembrar que os dois placares eletrônicos do estádio também estão com defeito. Em jogo entre Fortaleza x América-RN, válido pela Série C do Brasileiro de 2015, um refletor caiu na cabeça de uma torcedora do Leão do Pici.
Neste ano, o estádio está recebendo os jogos do Fortaleza e do Ceará, que representam o estado e o Nordeste na elite do futebol brasileiro, além de também estarem disputando Copa do Brasil, Sul-Americana e Copa Libertadores. Algumas semanas atrás, o perímetro recebeu um show do cantor Wesley Safadão na área do estacionamento. A Arena é administrada pelo Leão e pelo Vozão nos dias de suas respectivas partidas e também pelo Governo do Estado em dias normais.
Neste sábado (14), a Arena Castelão será palco do duelo entre Ceará e Flamengo, pela sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A bola vai rolar às 16h30.
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.