O Fortaleza já está de olho no mercado. Depois de realizar uma histórica temporada, que culminou com uma classificação para a Copa Libertadores da América, o Tricolor se planeja agora para 2022. O Leão do Pici sabe que precisa reforçar seu elenco para disputar cinco competições. Para isso, terá que contratar e dispensar jogadores. O desfile de malas no Pici já começou com Daniel Guedes e Jackson, que não terão seus contratos renovados.
No mercado da bola, chamando a atenção do futebol brasileiro, é normal que jogadores sejam oferecidos ao Fortaleza. E segundo o site goal.com, O argentino Montillo trabalha ativamente no mercado da bola a fim de oferecer jogadores para o futebol brasileiro. O ex-jogador foi responsável por apresentar dois nomes a clubes do país: o zagueiro Gaston Suso, do Arsenal de Sarandí, e o atacante Joaquín Larrivey, da Universidad de Chile.
Atuando como representante de atletas, o argentino, que teve passagens ainda dentro das quatro linhas por Cruzeiro, Santos e Botafogo, conversa com clubes do país a fim de buscar um acordo, conforme apurado pela GOAL.
O ex-jogador, que encerrou a sua carreira em 2020 pela Universidad de Chile, ofereceu o atacante Joaquín Larrivey, de 37 anos, a seis clubes do Brasil. Athletico-PR, Botafogo, Ceará, Cuiabá, Fortaleza e Juventude foram procurados para conversar sobre uma possível contratação do centroavante.
Montillo ainda não obteve êxito nas conversas para oferecer o veterano. O atleta, que foi companheiro de Montillo na temporada 2020, soma 38 jogos neste ano, com 24 gols anotados e uma assistência. O também argentino Larrivey tem passagens por Cagliari, Rayo Vallecano e Celta de Vigo no futebol europeu. Ele ainda defendeu o Atlante, do México.
Outro jogador oferecido por Montillo em terras brasileiras é o zagueiro Gaston Suso, atualmente no Arsenal de Sarandí. O ex-jogador tentou levar o compatriota para o Cruzeiro, que preferiu a contratação de Sidnei no mercado da bola.
Quem foi Walter Montillo
Walter Damián Montillo, ou simplesmente Montillo, foi um meia-atacante que brilhou no Cruzeiro de 2010 a 2012. Nasceu no dia 14 de abril de 1984, em Lanús, na Argentina. Casado com Melina Ianazzo, tem dois filhos, Valentín e Santino. Montillo nunca escondeu a enorme paixão pelos filhos, principalmente ao mais novo, Santino, que possui Síndrome de Down. Certa vez, em uma entrevista, ele afirmou que a síndrome de seu filho não muda em nada a sua vida: “É meu filho e vou amá-lo como é”. No dia 29 de junho de 2017, quando ainda defendia o Botafogo, ele anunciou sua aposentadoria do futebol devido a uma sequência de lesões.
Iniciou sua carreira nas categorias de base de clubes pequenos, como o Defensores de Arena e o Talleres de Remedios de Escalada. Apesar de ser torcedor do River Plate, antes de fazer sucesso no San Lorenzo em 2002, ele foi dispensado do clube do seu coração, que justificou a dispensa por não ter mais vagas para a posição de meio-campo.
No San Lorenzo teve altos e baixos, pois sofreu com sua primeira lesão. Após machucar o perônio da perna direita, levou quatro meses para se recuperar. Permaneceu no clube azul grená de 2002 a 2007 e nesse período, foi campeão da Copa Sul-Americana de 2002, foi convocado para a Seleção Argentina Sub-20 (anos mais tarde, de 2011 a 2013, fez seis partidas pela seleção principal) e sem espaço em 2006, foi emprestado para o Monarcas Morelia, do México.
Foi então que, quando retornou do México, foi negociado com o Universidad de Chile em 2008. Lá, se tornou ídolo e foi campeão do Torneio Apertura de 2009. Em 2 de julho de 2010, foi anunciado pelo Cruzeiro como o seu mais novo reforço. Na Raposa, Montillo fez muito sucesso. Adaptou-se rapidamente ao futebol brasileiro e fez partidas memoráveis, porém, conquistou apenas o Campeonato Mineiro de 2010. Mas, atingiu um dado importantíssimo. No dia 25 de fevereiro de 2012, tornou-se o maior artilheiro estrangeiro da história do Cruzeiro desde 1942, quando o clube deixou de ser Palestra Itália.
O bom desempenho chamou a atenção do Santos, que o contratou no dia 3 de janeiro de 2013. Montillo não repetiu no Peixe as boas atuações dos tempos áureos do Cruzeiro e, em 29 de janeiro de 2014, se transferiu para o Shandong Luneng, da China. Foi campeão da Copa da China em 2014 e da Supercopa da China de 2015.
Após uma longa negociação, em 22 de dezembro de 2016, voltou ao Brasil para defender o Botafogo. Contudo, sofreu uma série de lesões que o impediram de dar uma boa sequência de jogos. Abatido pelo histórico clínico, pediu a rescisão de contrato, que foi aceita pelo clube carioca. E no dia 29 de junho de 2017, encerrou suas atividades como profissional.
LEIA MAIS
Fortaleza acerta compra do volante Matheus Jussa até 2024 (soufortaleza.com)
Marcelo Paz promete Fortaleza ousado no mercado da bola (soufortaleza.com)
Fortaleza encaminha manuntenção de Marcelo Benevenuto – Soufortaleza.com
Fortaleza : confira quem fica e quem sai para 2022 (soufortaleza.com)
Veja mais notícias do Fortaleza, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fortaleza Esporte Clube.