Sou Fortaleza
Foto: Thiago Gadelha/SVM.

Como a derrota no Clássico-Rei foi determinante para a saída de Vojvoda do Fortaleza?

É quase inquestionável que Juan Pablo Vojvoda está eternizado entre os maiores da história do Fortaleza, mas também é bem verdade que vencer o rival nos dérbis em que esteve à frente do Leão não estava entre as suas conquistas. A última derrota para o Ceará, inclusive, foi crucial para a decisão de encerrar a primeira passagem do treinador argentino pelo Pici.

Derrota no último Clássico-Rei foi o gatilho final para demissão de Vojvoda

Vojvoda Fortaleza
Foto: Kid Júnior/SVM.

Para além da pressão por resultados na Série A e eliminações precoces do Fortaleza na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, nenhuma vitória em quatro Clássico-Rei disputados em 2025 também acabou sendo determinante para a demissão de Vojvoda.

O Fortaleza não vence o Ceará há nove jogos e o “jejum” de triunfos sobre o arquirrival vem acumulando a irritação da torcida tricolor há algum tempo. Desde 2023, para ser mais exato. Em entrevista para o Sou Fortaleza, Jean Dantas, setorista do Ceará, falou sobre a hegemonia do time alvinegro nos últimos clássicos.

Realmente, vencer o Ceará sempre foi um problema para o Vojvoda no Fortaleza, independente da Divisão em que ambas equipes estivessem. Nem mesmo quando o rival vivia uma das melhores fases da sua história, disputando Libertadores, com um orçamento muito superior. O argentino sempre teve o Alvinegro como uma pedra em seu sapato“, declarou Jean Dantas.

Durante a “Era Vojvoda”, o Fortaleza entrou em campo diante do Ceará em 24 oportunidades. Neste recorte, o treinador argentino conquistou apenas cinco vitórias, empatou oito vezes e foi derrotado em 11 dérbis. O revés mais recente para o rival foi a última partida de “El Profe” no comando do Tricolor do Pici.

Para o torcedor do Fortaleza, não há outra opção senão apoiar o seu novo técnico, Renato Paiva, para que o mesmo retrospecto não se repita durante os jogos contra o Ceará. O português assumiu o comando do Leão há apenas três dias e tem pela frente o grande desafio de reverter a crise atual do clube.

Foto: Mateus Lotif/FEC.

Sugestão de aposta

Clássico carioca conhecido pelo número de cartões e jogos disputados no meio-campo. O mercado de mais de 4,5 cartões costuma ser seguro nesse tipo de jogo.

Mais de 4,5 cartões
Odd 1.33